[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Aconteceu, no dia 31 de outubro, o 2º Encontro de Mobilizadores Culturais de Sergipe. Com o objetivo de trocar experiências e buscar caminhos de gestão cultural para os municípios, 36 municípios marcaram presença no evento, representados por seus secretários de Educação e Cultura, além de gestores e produtores culturais locais.

“Nossa idéia é reunir gestores e produtores culturais para trocarmos experiências e buscarmos novos rumos para o ‘fazer cultura’, principalmente no interior, para fugirmos do ciclo de eventos pontuais nas cidades, como aniversário da cidade, vaquejadas, São João, 7 de Setembro. Em Aracaju, existem teatros, casas de espetáculos e outros ambientes nos quais se pode desenvolver cursos e inúmeras atividades. E é isso que queremos fazer nas cidades interioranas, gerar cultura, produzir cultura, além dos eventos pontuais”, explicou Angélica Amorim, assessora de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Lagarto.

Outro objetivo destas oficinas e encontros é a formação de uma instituição que possa congregar e organizar os gestores culturais. “Nós queremos dar diretriz de instituição à cultura, é a institucionalização da cultura, no sentindo de congregar forças para buscar incentivos, espaços, cursos e verbas. Poucos municípios têm secretaria exclusiva para cultura, além de poucas verbas. Por isso, precisamos somar forças para buscar incentivos, projetos e muito mais”, disse Angélica.

A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju) será parceira no processo de construção desta instituição. É o que garante o vice-presidente da Fundação, Hidelbrando Maia. “É preciso mobilizar os dirigentes culturais, criar um fórum para discutir as políticas públicas do setor, debater financiamentos e promover a troca dos saberes culturais a partir dos exemplos dos diversos municípios”, disse Hidelbrando. A presidente da Funcaju, Karlene Sampaio, também participou do encontro e compartilhou algumas experiências da Fundação, como o Fórum Nacional de Gestores de Cultura. “Esta é uma boa experiência e acredito que será um bom exemplo para a formação da instituição estadual”, comentou Karlene.

Com 36 municípios representados e 16 secretários de Cultura e Educação e Cultura presentes ao Encontro, foi montada uma comissão provisória, que se comprometeu a reunir, no dia 17, todos os secretários de Cultura e Educação e Cultura de municípios sergipanos para definir que tipo de instituição será criada. “Para agilizar os trabalhos, já iremos para esta reunião com uma minuta de estatuto para a criação da união”, explicou Angélica.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.