[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Dia de princesa. É assim que estão se sentindo as idosas que fazem parte do Grupo de Convivência da Terceira Idade, mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) no Bairro Santos Dumont. Pela manhã, elas passaram por uma grande produção de beleza oferecida a elas pelas gestantes inclusas no Projeto GestAção, desenvolvido pela Semasc em parceria com o Instituto Gbarbosa. No Centro de Referência da Assistência Social João Oliveira Sobral, instalado naquele bairro, as idosas tiveram um atendimento personalizado com corte de cabelo, escova, maquiagem e pintura.

O motivo especial dessa transformação é o “Baile da Paz e da Paixão”, que será realizado hoje à tarde, marcando o lançamento do Livro “Minha Vida Tem História II”, produzido por dez idosos atendidos pela Semasc. O Baile acontecerá a partir das 16 horas no Iate Clube de Aracaju, com a animação da Banda Água Viva.

A idéia de trabalhar com os idosos surgiu das próprias gestantes que participam do Projeto GestAção. Com esta atividade extra, as gestantes tiveram a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos que estão obtendo nas aulas teóricas do curso de cabeleireiro oferecido pelo Projeto sob a orientação do instrutor Gil Santos. Para o instrutor, essa idéia uniu o útil ao agradável. “Estamos aprimorando as alunas e oferecendo essa oportunidade a essas idosas já que hoje é um dia especial para todas elas e porque muitas nunca tiveram essa oportunidade de terem um dia dedicado à beleza e isso eleva a auto-estima delas”, diz o instrutor.

Além da maquiagem, corte e escova, as idosas também terão roupas de gala para ir ao baile, cedidas pela loja “Atitude Traje Sociais”, uma empresa associada ao salão de beleza Gil Saint. Entre as idosas, o clima é de alegria e ansiedade. “Não vejo a hora de sair daqui transformada e bonita como uma princesa”, diz Maria Izaía Pereira, 64, que não perdeu a oportunidade de ficar mais linda. “Estou pintando meu cabelo, vou dar escova, me maquiar e vestir um belo vestido para ficar bem bonita mais tarde, pois hoje é um dia especial para mim”, diz. “Eu nunca tive essa oportunidade e estou tendo agora graças a Deus”, afirma Maria.

Raimunda dos Santos, 63, também aproveitou a oportunidade para hidratar seus cabelos, escová-los e pintar as unhas “Tá bom demais aqui. Tem muito tempo que não tenho um dia dedicado a mim. Estou muito feliz e quero ficar muito chique para a festa mais tarde”, diz ela que faz parte do Grupo de Convivência da Terceira Idade há cinco anos. “É muito bom participar do Grupo da Terceira Idade. Aqui a gente brinca, faz amizades e esquece os problemas. Depois que entrei no grupo sou outra pessoa, pois estou fazendo o que nunca fiz na minha juventude como dançar, me divertir e isso me deixa muito alegre”, revela.

Maria Ana dos Santos, 67, não esconde sua felicidade. “Estou escovando meu cabelo, me arrumando. Esse trabalho com essas gestantes é muito bom para elas e para nós. Por isso eu adoro participar desse Grupo da Terceira Idade. Ele deixa a gente alegre e, para mim, é mesmo que uma família esse grupo. Se eu soubesse que era tão bom, já tinha entrado há mais tempo”, diz Maria Ana.

Projeto GestAção

O curso de cabeleireiro vem sendo oferecido a gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família, que fazem parte do Projeto GestAção, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) em parceria com o Instituto Gbarbosa, dando oportunidade a gestantes de baixa renda a ter acesso à profissionalização e incentivo à inserção no mercado de trabalho na perspectiva de oferecer autonomia financeira ao grupo.

O curso vem sendo realizado no Centro de Referência João Oliveira Sobral, no Bairro Santos Dumont, onde a maioria das gestantes reside. Para as gestantes, essa oportunidade chegou em boa hora. “Eu ficava em casa deprimida, sem disposição. Agora não, venho para o curso disposta e estou aprendendo uma profissão que gosto e tinha vontade de fazer, mas não tinha dinheiro”, diz Ana Paula dos Santos, grávida de seis meses.

Francineide Souza Silva, grávida sete meses, revela a importância do curso para sua vida. “Essa oportunidade foi maravilhosa, pois estamos aprendendo uma profissão para ficarmos independente e ganhar nosso dinheiro. Estou muito feliz de poder participar desse curso. Sinto-me capaz”, diz ela.

As gestantes já estão no terceiro módulo do curso e estão aprimorando seus conhecimentos sobre doenças do couro cabeludo, sensibilização, tinturas, reflexos e outras técnicas. O curso está previsto para encerrar no dia 15 de dezembro, quando todas as gestantes receberão certificados e estarão aptas a trabalhar em qualquer salão de beleza.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.