[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Genival Nunes, participa, nesta quarta-feira, 25, do II Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente, intitulado “Articulação Política pela Sustentabilidade. O encontro ocorre durante a realização do Fórum Social Mundial Justiça Ambiental e Social, em Porto Alegre (RS), e reunirá até o dia 27 de janeiro secretários estaduais e municipais do meio ambiente de todo o Brasil.

O evento promete ser o grande pólo de discussão da proteção ao meio ambiente e do desenvolvimento sustentável neste segundo semestre no Brasil. Serão debatidos temas centrais como segurança alimentar, novo modelo de licenciamento ambiental, implantação da política nacional de resíduos sólidos e o pacto brasileiro de recursos hídricos, entre outros.

O encontro tem como presidente de honra a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira e como homenageado in memorian o ex-ministro do Meio Ambiente e ganhador do Prêmio Nobel alternativo, o gaúcho José Lutzenberger, ao qual será concedido postumamente o título de “Doutor Honoris Causa” da Academia Brasileira de Filosofia. O homenageado será representado por sua filha, Lara Lutzemberger, Presidente da Fundação Gaia.

 “As decisões tomadas no Brasil devem ser reaplicadas do Estado, e, sem dúvida, serão importantes para o desenvolvimento sustentável de Sergipe”, apontou o secretário Genival Nunes.

Conferência

Ao final do encontro, os secretários se reunirão em Assembleia-geral para redigirem a Carta de Porto Alegre, a qual será entregue aos presidentes da Câmara e do Senado e a presidente Dilma Rousseff. O encontro será encerrado com a conferência do subsecretário-geral das Nações Unidas e Diretor-Geral do PNUM, o diplomata alemão Achim Steiner, gaúcho de nascença.

Presenças

Na abertura do encontro, na manhã desta quarta-feira, 25, a ministra Izabella fez um apanhado geral do estado das coisas na área ambiental brasileira com vistas a RIO+20 intitulada “Articulação Política pela Sustentabilidade: Desafios e Perspectivas para o RIO=20”.

Estão reunidas no evento, as entidades representativas do meio ambiente, a Câmara, a Academia Brasileira de Filosofia, STJ, TCU, OAB, CNA, CNC, CNT, PNUD, Frente Ambientalista, três ministérios e dois órgãos da Presidência da República para juntos discutirem a sustentabilidade.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.