Garotos atendidos por programas da Semasc se deslumbram com atividades esportivas no Projeto Verão
Dos programas sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) estão participando cerca de 500 crianças. O primeiro dia de participação destes garotos foi hoje e o restante ocupará as areias da Praia de Atalaia na próxima sexta-feira. Participam das atividades organizadas pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju) crianças e adolescentes atendidos pelos Programas de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e do Criança Cidadã.
“Este dia me deixou muito feliz”, resume Willian, que se esbaldou na Praia. Voley, futebol, queimado, rodas de capoeira e bambolês foram as atividades preferidas, principalmente para aqueles que só tiveram acesso ao lazer depois de amparados pelo Peti. “Antes eu trabalhava pegando carrego na Feira do Grageru e também como garçom, mas depois que entrei no Peti comecei a brincar mais”, comemora Pedro Eduardo Santos de Jesus, 13 anos. “O Peti mudou muito a minha vida”, comemora Jailson Barbosa Santos, 11.
As atividades proporcionadas pela Prefeitura de Aracaju por meio dos programas sociais executados pela Semasc mudaram a vida de centenas de garotos, que, a exemplo de Donato dos Santos, recebia influência negativa de grupos vulneráveis que tinham apenas as ruas da cidade como única alternativa de lazer. “Antes eu fazia muita coisa errada, vivia na rua, dormia fora de casa e me metia com muita coisa ruim”, revela Donato. “Hoje minha vida mudou muito. Depois que entrei no Programa (Criança Cidadã) não durmo mais fora de casa, parei de andar na rua e minha mãe agradece muito a Deus e à Prefeitura de Aracaju por esta oportunidade”, comemora.
Educadores sociais, assistentes sociais e pessoal de apoio acompanharam os garotos que chegaram de ônibus à Praia cerca de 9h da manhã e permaneceram durante toda a manhã. À tarde outros grupos, também atendidos pela Semasc, estarão participando das atividades esportivas promovidas pela Funcaju. E outras turmas irão à Praia na próxima sexta-feira, dia 9.
Os educadores sociais destacam a importância de atividades desta natureza para a garotada. “Estas atividades proporcionam a integração entre os garotos de um projeto com os garotos de outros projetos e isso é muito importante”, comenta a educadora social Valéria das Neves Santana, do Peti. “Além da integração, eles recebem orientações, vivenciando a prática, sobre a importância de preservar o meio ambiente”, complementa a educadora social Vanessa Cristina Dórea, do Criança Cidadã.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]