Galeria de Artes Álvaro Santos comemora 41 anos com exposição `Imagem e Imaginação´
A mostra reúne obras de 36 artistas visuais sergipanos. Os trabalhos em escultura, pintura e desenho ficam em exposição até o próximo dia 29 de outubro. Durante esse período, eles serão avaliados pelo público e pela Comissão de Curadoria da Galeria. A obra mais votada será adquirida pela Prefeitura Municipal de Aracaju para ampliar o acervo artístico da cidade e da galeria.
O diretor da Unidade, Fernando Cajueiro, explica que `Imagem e Imaginação´ é uma exposição que oportuniza o desenvolvimento das atividades artísticas na capital. “É importante mobilizar os profissionais das artes para inscrever suas obras. Nesse espaço eles podem mostrar seu produto e a força criadora que o idealiza”, comenta.
Histórico
Desde sua fundação, em 26 de setembro de 1966, a Galeria de Artes Álvaro Santos é tida como importante vitrine da arte e da cultura do município de Aracaju. Em seu espaço arquitetônico, diversos nomes das artes visuais de Sergipe expõem suas pinturas, esculturas, fotografias entre outras formas de expressão artísticas. Assim como também acontecem lançamentos de livros, debates, saraus, cursos e oficinas de arte.
A galeria foi construída na administração do prefeito Godofredo Diniz Gonçalves e projetada pelo arquiteto Rubens Sabino Ribeiro Chaves, sob a coordenação de uma comissão composta por Clodoaldo de Alencar Filho, Núbia Marques, Florival Santos, João Freire Ribeiro, Hunaldo Fontes de Alencar e João Batista Garcia Moreno.
A exposição inaugural, realizada há 41 anos, deu-se com 50 óleos sobre telas de seu patrono, o pintor sergipano da cidade de Própria, Álvaro Santos. Foram expostas pinturas que retratavam a capital sergipana em seu tempo: tipos humanos, paisagens rurais e urbanas, natureza morta e retratos de personalidades fizeram parte de suas obras. A fita simbólica da inauguração foi cortada pela sobrinha do artista, Marlene Alvarez Santos.
No ano 2000, a Galeria recebeu uma reforma com a ampliação da sala principal de exposições, cobertura do terraço, ganhou uma sala para reuniões com 35 cadeiras, um ambiente para o pessoal da administração e mais um painel no lado norte do artista plástico Bené Santana, contrapondo-se ao painel do lado sul do artista plástico Canuto.
A Galeria de Artes Álvaro Santos está localizada na Praça Olímpio Campos, Centro. Informações: (79) 3179-1308.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]