Galeria Álvaro Santos comemora aniversário e destaca principais atividades
Segundo Antônio Cruz, diretor da galeria, atualmente o espaço dispõe de duas sessões, uma de artes plásticas e outra de áudio-visuais. Na sessão de artes plásticas, o artista Elias Santos desenvolve o projeto Florival Santos de Artes Plásticas, que ocorre uma vez por semestre e constitui-se numa oficina básica de desenho e pintura. Mas para os artistas que já possuem habilidades em desenho, Elias realiza a oficina de figura humana.
Já a sessão de áudio-visual é responsável pela exibição de filmes e vídeos e pela exposição fotográfica. Além da realização da 5ª Imaginação – projeto que ocorre todas as últimas quintas-feiras de cada mês – que tem o propósito de discutir o tema a partir da imagem, e dos cursos de fotografia para iniciantes, que é realizado também uma vez por semestre.
Fazendo um balanço das atividades ocorridas nesse primeiro semestre, Antônio Cruz destacou o Salão dos Novos, evento que ocorre sempre no mês de maio de todos os anos, e tem o intuito de projetar os novos nomes das artes visuais do Estado. “Eu diria que o Salão dos Novos é importantíssimo, por ser um evento onde é muito grande o número de inscrito e por revelar novos artistas”, afirmou o diretor da Álvaro Santos.
“Eu destacaria ainda nesse primeiro semestre a mostra do artista Joel Dantas, que realizou uma exposição temática, enfocando o período junino e a exposição do fotógrafo Joel Luís, que teve como tema Atitudes, chamando o expectador para avaliar seu comportamento e suas ações do dia-a-dia”, disse Antônio Cruz.
De acordo com o diretor, a galeria Álvaro Santos se tornou uma grande vitrine cultural pela ampliação de atividades que realiza. “Procuramos dinamizar nossas atividades, não ficando apenas voltados às exposições. Abrimos espaço para grupos de diversos segmentos culturais, que se reúnem à noite na galeria para discutir seus assuntos. Além disso, recebemos artistas de outros Estados. Com isso, transformamos a galeria em instrumento de difusão e intercâmbio cultural”, destacou Cruz.
Outro ponto interessante que Cruz coloca é a descoberta recente da galeria, por parte de alguns jovens. “Muitos adolescentes estão começando a descobrir a galeria agora. Quer dizer, um prédio que já existe há 37 anos, e que antes não lhes despertavam a atenção. Não tenho dúvidas de que isso só está sendo possível graças à administração do prefeito Marcelo Déda e às diversas atividades que aqui estão sendo desenvolvidas”, finalizou Cruz.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Galeria Álvaro Santos comemora aniversário e destaca principais atividades – Fotos: Abmael Eduardo AAN Clique na foto e amplie