[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Uma nova equipe de profissionais vai reforçar o atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) João Andrade Garcez, em São Cristóvão. Na tarde desta quarta-feira, 10, a Fundação Estadual de Saúde (Funesa) realizou o acolhimento de 18 alunos do curso de Odontologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que atuarão como estagiários nesta unidade de referência em serviços bucais.

A parceria, que acontece pela primeira vez, traz os alunos concludentes para atuar diretamente no atendimento à população nas áreas de endodontia, periodontia, implantação de próteses, cirurgias e atendimento a pacientes especiais. A coordenadora dos Centros de Especialidades Odontológicas em Sergipe, Graziene Couto, ressalta que essa iniciativa promete trazer bons resultados.

“Essa junção do ensino científico da universidade com a prática encontrada no CEO proporcionará mais qualidade e aumento dos atendimentos. Por serem alunos de final do curso e avaliados pelos professores, eles poderão atuar em todas as áreas dando uma maior dinâmica ao serviço prestado à população. Esta é a primeira parceria. Estamos de portas abertas para qualquer outra entidade que queira contribuir conosco”, confirma.

Durante a apresentação sobre a rotina de trabalho, os alunos conheceram as instalações do prédio e a equipe de trabalho. “Esse estágio supervisionado também é uma forma de atrair os futuros profissionais para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS), mostrando a importância do sistema e da dedicação ao trabalho desenvolvido”, afirma o gerente da unidade, Fabson Brasil.

A professora e chefe do departamento de Odontologia da UFS, Alaíde Hermínia, comenta que essa experiência vai trazer benefícios para o aprendizado dos futuros formandos. “Como a universidade não tem como oferecer essa formação direta no atendimento ao público em uma rede especializada, a parceria vai mostrar o quê os futuros odontólogos enfrentarão no mercado de trabalho. Nosso objetivo é fazer com que esse fluxo seja continuado com as próximas turmas”.

Uma das estagiárias, que vai atuar no CEO João Andrade Garcez, é a estudante Yza Daniela, que não esconde a expectativa. “Fiquei muito surpresa e interessada ao saber detalhes do programa ‘Brasil sem Miséria’, que faz a reabilitação de próteses na população mais carente. Depois de formada, quero iniciar minha carreira trabalhando no SUS”, comenta.

Rede Estadual dos CEOs

Hoje, a Funesa administra cinco CEOs que atendem de forma regional aos pacientes do SUS em Sergipe, tendo bases em Boquim, Laranjeiras, Propriá, São Cristóvão e Tobias Barreto. O Centro de Especialidades João Andrade Garcez atende a população dos municípios de Areia Branca, Barra dos Coqueiros, Carira, Campo do Brito, Frei Paulo, Itabaiana, Itaporanga, Macambira, Malhador, Moita Bonita, Nossa Senhora Aparecida, Pinhão, Ribeiropólis, São Cristóvão, São Domingos e São Miguel do Aleixo.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.