[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Manhã cheia na unidade da Farmácia Popular de Propriá. Já na entrada, bolas vermelhas e brancas davam indícios de que algo de diferente estava acontecendo. Ao entrar, uma surpresa. Cartazes, panfletos e cartões espalhados chamavam a atenção para o Dia Nacional de Combate à Hipertensão, comemorado no dia 26 de março.

“Para esse dia especial, traremos informação de educação em saúde, com os farmacêuticos e médicos convidados, para esclarecer as dúvidas e trazer as informações necessárias. Essa ação já é um início do serviço, que será prestado na farmácia, de atenção farmacêutica”, afirmou a coordenadora das Farmácias Populares, Maria Cristiane Trindade.

O grande objetivo é fazer com que as pessoas entendam a doença e se conscientizem da necessidade de controlá-la. No Brasil há 33 milhões de hipertensos e 25 % dos infartos que acontecem com que tem a doença é causado pela falta de tratamento correto. “A hipertensão é uma doença que deve ter controle e exige mudanças no estilo de vida para diminuir os riscos que traz”, salientou a coordenadora.

Além dos habituais pacientes, foram convidados para a ação um grupo bastante especial de 100 pessoas, que chegaram logo nas primeiras horas de funcionamento à unidade. “Convidamos a associação do grupo de idosos hipertensos de Propriá. Fomos na reunião, que acontece semanalmente, e os chamamos”, explicou a farmacêutica Francieli Freitas.

A primeira pessoa a medir a pressão foi a aposentada Josefa da Silva, participante da associação do grupo de idosos do município, que saiu bastante contente com o resultado. “A pressão está boa, minha filha. Está boa. Sou bem atendida e graças a Deus está tudo bem”, garantiu.Além da decoração do ambiente o que também atraiu a atenção foi a boa explicação da equipe. “Quando cheguei achei tudo bonito. Está muito legal. Logo vou medir a minha pressão”, afirmou a dona de casa, Maria Cristina dos Santos.

Já a dona Alice Sousa, dona de casa e moradora de Propriá, explicou o que considera mais importante. “Com alguém explicando é melhor porque temos mais conhecimento”.

Ação especial

O dia especial foi realizado em comemoração ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão nas três unidades das Farmácias Populares geridas pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa). Essa ação iniciou no dia 25, na unidade de Estância; 26 em Nossa Senhora da Glória e hoje, 27, o último dia da ação aconteceu Propriá.

Saúde não tem Preço

Implantado em fevereiro de 2011 nas unidades das Farmácias Populares de Nossa Senhora da Glória, Estância e Propriá, o programa distribuiu, até fevereiro de 2012, exatas 116.531 cartelas. A implantação das unidades no interior faz parte da Reforma Sanitária e Gerencial do SUS implementada pelo Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Gerenciadas pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), as Farmácias Populares do Brasil disponibilizam 12 medicamentos para hipertensão e diabetes. Para adquiri-lo, o usuário precisa apresentar CPF, documento com foto e a receita médica, que é exigida pelo programa como forma de evitar a automedicação.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.