[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Fundação Estadual de Saúde (Funesa), por meio da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (Etsus/SE), deu início ao II Módulo do Curso Técnico em Saúde Bucal (TSB). A recepção aos profissionais da região de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, ocorreu na última segunda-feira, 3, no auditório da Etsus. Já o acolhimento aos demais alunos foi realizado nos seus respectivos municípios.

Serão qualificados nessa etapa um total de 282 profissionais. Sendo que, 127 oriundos de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro e 155 em turmas descentralizadas no interior do Estado nos municípios de Itabaiana, Estância, Canindé e Tobias Barreto.

A diretora geral da Funesa, Cláudia Menezes Santos, deu as boas vindas aos alunos e afirmou que todo o processo de qualificação profissional só tem sentido se for feito com o objetivo de melhorar o atendimento ao usuário do SUS. “O processo de formação em saúde só se justifica se for legitimado pelos usuários e quando resulta na melhoria do atendimento lá na ponta”, acredita.

A coordenadora da Etsus, Eliane Aparecida do Nascimento, afirmou que a maioria dos trabalhadores da área aprendeu a profissão na prática diária de consultório. “Agora, estamos qualificando essas pessoas para atuarem com o suporte teórico como apoio aos odontólogos”, explica.

Para o representante do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO/SE) e do Sindicato dos Odontologistas de Sergipe (Sinodonto), José Augusto Santos da Silva, o curso está qualificando um profissional que ainda não existe no Estado. “Toda a qualificação é bem vinda, pois estimula o profissional e melhora o atendimento ao usuário”, acredita.

A coordenadora do curso, Teresa Mônica Leite Fraga, disse que esse módulo traz boas expectativas. “Antes, tínhamos o desafio de realizar o curso de forma municipalizada e agora o processo todo foi regionalizado por polos”. Para ela, a qualificação técnica, obtida após os três módulos, desenvolve novas habilidades e impõe uma maior responsabilidade para os profissionais.

“O curso tem sido muito proveitoso. Hoje em dia eu já desenvolvo ações de educação e prevenção à saúde bucal nas escolas. Antes, minhas funções eram restritas ao consultório”, exemplifica a atendente de Saúde Bucal do município de Pirambu, Noêmia dos Santos Teles.

Números

O curso, que é dividido em três módulos, é financiado com recursos do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, e faz parte da política de qualificação profissional em nível nacional e estadual.

O objetivo da capacitação é qualificar profissionais que trabalham no Programa de Saúde da Família (PSF) na área de saúde bucal para atuarem com formação técnica como agentes na consolidação das políticas do SUS.
No primeiro módulo, com duração de 400h, foram qualificados aproximadamente 430 alunos. Já o segundo módulo, que possui 500h de duração, tem 282 profissionais inscritos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.