Funesa inicia capacitação em atenção farmacêutica
Iniciou no último sábado, 10, a capacitação em Atenção Farmacêutica para os 12 farmacêuticos das Farmácias Populares do Brasil (FPBs) gerenciadas pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa). Essa ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que está sendo realizada por meio da Funesa e em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS).
“A atenção farmacêutica é um serviço de segmento farmacoterapêutico em que a terapia medicamentosa de cada paciente será estudada e acompanhada pelos farmacêuticos para obtermos resultados clínicos. É uma parceria multiprofissional em benefício do paciente”, garantiu a coordenadora das Farmácias Populares, Cristiane Trindade. Visando a atualização no serviço, a farmacêutica Graziela Baptista, que trabalha na Farmácia Popular de Aracaju, esteve presente como participante e explicou como o resultado desse atendimento é gratificante e tem resultados positivos. “A iniciativa é muito boa porque o mercado de trabalho não oferece esse serviço e a atenção farmacêutica está no coração de todo profissional”, pontuou.
A diretora operacional da Funesa, Raquel Sampaio, afirmou seu entendimento a respeito dos desafios que esse momento representa. “Poder refletir sobre o processo de trabalho ao mesmo tempo em que está se requalificando é um privilégio, principalmente quando acontece com um acompanhamento”, disse Raquel. Para a farmacêutica Leila Santos, as Farmácias Populares representam um modelo ideal de programa. “Espero ganhar experiência e realização profissional. É algo que tinha como planos para minha profissão e que será realizada agora”, finalizou.
Doutor em Atenção Farmacêutica, o consultor Divaldo Lyra Júnior ressaltou o papel da UFS nessa parceria. “O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Farmácia Social da UFS tem a função de dar o suporte para a equipe de farmacêuticos da Funesa para que eles possam otimizar o serviço na unidade. A intenção é aprimorar e oferecer melhores serviços, propiciando melhor acesso por parte dos usuários”, destacou.
Metodologia
Nesse primeiro encontro, a metodologia aplicada envolveu teoria e momentos de prática, que incluiu a formação de um grupo focal no qual os participantes discutiram o conceito de atenção farmacêutica e a utilização da técnica do paciente simulado. O atendimento foi gravado para que avaliassem a postura, informações técnicas sobre o uso correto dos medicamentos e a comunicação verbal e não verbal.
Essa capacitação segue até o mês de novembro e está dividida em cinco módulos, dos quais três acontecerão no mês de abril e dois em maio, totalizando 200 horas de qualificação. A partir do mês de maio, também será iniciado o acompanhamento individualizado dos atendimentos, que atuará como uma forma de treinamento prático in loco. Ao final dessa capacitação serão divulgados os indicadores de resultados clínicos, econômicos e humanísticos. “A Saúde, em parceria com a UFS, está olhando para um serviço inovador”, pontuou a coordenadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica da SES, Juliana Oliveira.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Funesa inicia capacitação em atenção farmacêutica – Fotos: Walber Faria/SES