Fundat resgata tradição da praça Tobias Barreto
Oficialmente o projeto “Freguesia” foi lançado em junho do ano passado. O primeiro passo adotado pela equipe da Fundat foi a manutenção de reuniões com os artesãos. Os técnicos explicaram sobre a necessidade da revitalização das praças Olímpio Campos e Tobias Barreto, lembrando-os sobre os benefícios que poderiam trazer à categoria. Em seguida, foi providenciada a padronização das barracas e para aquisição das mesmas, a fundação intermediou os empréstimos junto a instituições financeiras com juros em torno de 1%.
Para implementar ainda mais o projeto, a Fundat ofereceu cursos para os artesãos, incutindo-lhes noções básicas sobre turismo, manipulação de alimentos e outros assuntos concernentes a comercialização de produtos. Atualmente as barracas encontram-se setorizadas entre comidas típicas, artesanatos em couro, madeira, bijuterias e palha, rendas e bordados, o que facilita o acesso dos consumidores.
A presidenta da Fundat, Conceição Vieira, afirmou que o padrão das barracas segue as determinações da lei que regulamenta as feiras de arte e artesanato. “As barracas são em cores diferentes, de acordo com o produto vendido”.
Entretenimento
No que diz respeito à parte cultural, a fundação deu início a essas atividades em dezembro de 2001. Os resultados foram positivos porque atraiu um maior número de consumidores às praças. Sempre aos domingos, a partir das 17h30, artistas sergipanos se fazem presentes na Praça Tobias Barreto. Desta vez, as participações são dos cantores Lucas Aribé e Sergival, com o show “Coisas do Caçuá”.
“A família sergipana está retornando à praça, buscando entretenimento, lazer e um lugar aprazível para um bom bate-papo. A Tobias Barreto passou a ser um novo ponto de encontro. Além disso, estamos gerando emprego e renda. Estamos resgatando as nossas tradições”, esclareceu Conceição, acrescentando que a missão está sendo cumprida gradativamente.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Fundat resgata tradição da praça Tobias Barreto – Agência Aracaju de Notícias fotos: Edinah Mary