[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Somente este ano, a Prefeitura de Aracaju, através da Fundat – Fundação Municipal do Trabalho -, treinou mais de 500 pessoas na área de informática básica, preparando o cidadão para o mercado de trabalho. Desta vez, o curso teve início para 60 pessoas do bairro Novo Paraíso, fruto de parceria realizada com a Liga Futebol Clube. Além da informática, os alunos também recebem noções de relações humanas. As estão sendo ministradas na Igreja dos Capuchinhos.
O curso de informática faz parte do programa “De Olho na Vida/Projeto Identidade”, que tem como objetivo preparar o cidadão para a vida e para o mundo do trabalho, seguindo a vocação e faixa etária. O presidente da Fundat, Antônio Carlos Mota, afirmou que no ano passado a proposta era qualificar 5.820 cidadãos aracajuanos, nos mais diversos cursos. “As expectativas foram superadas, chegando ao número de 7.197 treinandos”, disse, acrescentando que, desse número, cerca de 1.700 pessoas fizeram o curso de informática. “O projetado foi ultrapassado em 23,65% e, em 2002, pretendemos qualificar muito mais”.
A fundação vem oferecendo cursos com recursos próprios e através de parcerias, a exemplo de aperfeiçoamento para cozinheiro, arteculinária, corte e costura, cabeleireiro, culinárias regional e natural, tapeçaria, artesanato, depilação, doces e salgados, manipulação de alimentos, inglês, espanhol, português, manicure e pedicure, noções básicas de turismo, pintura em tecido, qualidade pessoal e profissional, recepcionista de hotel, silck-screen, analista de sistema, eletricista e outros.

Informática
O curso de informática na comunidade do bairro Novo paraíso surgiu depois de solicitação advinda dos representantes da Liga Futebol Clube. Técnicos da Fundat realizaram pesquisa junto aos moradores para saber qual a maior necessidade em termos de cursos profissionalizantes.
Antes das aulas de informática, a Fundação oferece uma semana de aulas de relações humanas. A intenção é integrar o grupo. Para este treinamento, a responsabilidade está a cargo da assistente social, com formação em Relações Humanas, Rosa Neuma. Para os participantes são passadas informações sobre cidadania e outras que ajudam a elevar a auto-estima de cada um, ajudando-os no desempenho das atividades do dia-a-dia, bem como no relacionamento com os demais indivíduos. Essas aulas estão acontecendo no salão paroquial da Igreja dos Capuchinhos.
A partir da próxima semana, as aulas de informática terão início na Rua Espírito Santo, 1.420, bairro Novo Paraíso, sede da Liga Futebol Clube. Para a concretização do curso, a Liga cedeu o espaço físico e os computadores, enquanto que a Fundat colocou à disposição os instrutores e todo o material didático.
“Estamos cumprindo as determinações do prefeito Marcelo Déda, que pretende este ano aumentar a oferta de cursos para os cidadãos aracajuanos”, destacou Antônio Mota, lembrando que a Fundat também realiza cursos para jovens, idosos, portadores de necessidades especiais e crianças, a exemplo do Projeto Educarte que, na semana passada, entregou o primeiro certificado para um grupo de 22 alunos que fizeram curso de artesanato.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.