[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, com a interferência da Fundat – Fundação Municipal do Trabalho, estará inaugurando oficialmente ainda este mês, uma padaria escola. Por enquanto, duas turmas, em fase de testes, iniciam o curso de padeiro, nesta quarta-feira, dia 04, com aulas pela manhã e tarde. A nova unidade tem como objetivo qualificar a mão-de-obra aracajuana, bem como incentivar os treinandos a formar cooperativa de trabalho. A padaria escola está sediada na Avenida Edézio Vieira de Melo, 995, bairro Suissa.
O curso básico de padeiro terá uma duração aproximada de dois meses. Inicialmente, serão duas turmas, com 20 alunos cada uma. As aulas serão ministradas diariamente, por um período de quatro horas. Em meio ao treinamento, os participantes absorvem novos conhecimentos sobre relações humanas. “É uma preparação para o curso. Eles aprenderão como se relacionar com o ser humano no seu dia-a-da e passarão a conhecer melhor os colegas. Além disso, os instrutores lhes darão embasamento para elevação da auto-estima e vontade para enfrentar o mercado de trabalho”, afirmou o presidente da Fundat, Antonio Carlos Mota.
De acordo com o programa de curso, os alunos também terão aulas de higienização e manipulação de alimentos. Os instrutores foram selecionados por técnicos da Fundat para atender a demanda da clientela.
As instalações foram visitadas pela Vigilância Sanitária, atendendo aos padrões exigidos, tais como área de manipulação com forro; basculantes, portão, grades e esgotos com telas. A padaria escola conta com equipamentos de segurança, como cilindro com kit de segurança, extintores de incêndio; forno a gás GLP, de acordo com execução do projeto de locação da central de GLP – Gás Liquefeito de Petróleo.
Conforme Antonio Mota, a proposta é comercializar a produção junto aos órgãos da Prefeitura e outras entidades, bem como à população, por preços mais acessíveis. “A renda que obtivermos, será revertida para a realização de outros cursos, sempre buscando preparar o cidadão para o mercado de trabalho”.
Em breve serão oferecidos os cursos de doces e salgados, massas e confeitaria e arteculinária. A administração da padaria escola está a cargo do técnico Caetano Holanda Teixeira, que acompanhará os trabalhos desenvolvidos naquela unidade, fornecendo subsídios à diretora operacional da Fundação, Marisa Ramos. Enquanto isso, o treinamento será acompanhado pela coordenadora de educação, Maria José Santana Santos.
Mota disse que a Fundat está contando com a parceria do Moinho Sergipe, que fornecerá farinha de trigo para a confecção dos pães. “A parceria é uma forma de diminuirmos os custos; oferecermos bons cursos e, sobremaneira, impulsionarmos a geração de emprego e renda, seguindo as determinações do prefeito Marcelo Deda”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.