Fundat entrega certificados de cursos na unidade produtiva do Jardim Esperança
Depois de dois meses de aprendizado e total dedicação, os participantes do curso de luteria, ministrado pelo músico Nino Karva, puderam mostrar o resultado do aprendizado de forma bastante entusiasmada. “Valeu à pena todas essas aulas. Estou encerrando o curso com um resultado bastante positivo, pois além dessas aulas ainda participo do curso de hidroponia – plantação por meio de água em estufa -, o qual estou adorando”, comenta Cristiano Dias. Com esses investimentos, a principal meta da Prefeitura de Aracaju é sempre investir na capacitação dessas pessoas para viabilizar a geração de emprego e renda.
De acordo com o presidente da Fundat, Edson Caetano, esse é o resgate do compromisso do prefeito Marcelo Déda para essa comunidade, administrando o funcionamento pleno da unidade. “Os resultados dos cursos são fantásticos, e esse de luteria nos surpreendeu. Fiquei imensamente feliz com o que foi produzido, inclusive a maioria dos alunos integra a banda de reggae Oganjah. E graças a esse trabalho lançaram um CD e serão aproveitados no projeto Freguesia, onde mostrarão sua arte e também serão remunerados”, frisa Edson.
Implantado há cerca de cinco anos na administração do prefeito Marcelo Déda, o Projeto Freguesia já faz parte da programação cativa dos fins de semana dos aracajuanos. A união da música, da alimentação e o artesanato das feiras nas praças Tobias Barreto e Olímpio Campos e na orla do bairro Industrial, além da participação do público, transformou o projeto em sucesso.
De acordo com o instrutor Nino Karva, o resultado do curso de luteria foi mesmo um dos melhores. “Essa é a terceira experiência que tenho ministrando esse curso na Fundat e vejo que estou amadurecendo. Não apenas ensino, mas também aprendo com meus alunos, é uma troca de conhecimentos”, diz o músico e luthier.
Agente de limpeza
Para a agente de limpeza Ana Paula Silva, 30 anos, essa é uma grande oportunidade de ser inserida no mercado de trabalho. “Sei que agora tenho condições de encontrar um bom emprego”, afirma. Já o aluno de luteria, Leôndidas dos Santos, 23 anos, afirma que o bom relacionamento com o professor também é um incentivo a mais para bons resultados. “Estou muito orgulhoso desse trabalho, agora é continuar nos empenhando para colher bons frutos”, declara.
Segundo a coordenadora da Unidade no Jardim Esperança, Gicelma Mota, a primeira turma de luteria teve suas aulas encerradas ontem, mas hoje, 13, já começa uma nova turma com 20 alunos, com um curso composto por 10 horas de relações interpessoais e 196 horas de aulas práticas, igualmente ao finalizado hoje. Já o curso de agente de limpeza terá novas turmas próximo ano.
Hidroponia básica
O curso de Hidroponia básica está sendo oferecido na unidade em 30 horas, com aulas teóricas e práticas. Para isso toda a estrutura foi montada para atender os 40 alunos, em duas turmas. Os participantes têm acima de 16 anos e nível médio, completo ou em curso. O responsável pelo treinamento é o professor doutor Pedro Viégas, da Universidade Federal de Sergipe. As aulas tiveram início dia 14 de outubro e foram paralisadas dia 21 de dezembro, para a instalação da tubulação da estufa, mas a segunda fase do curso terá início em janeiro.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Fundat entrega certificados de cursos na unidade produtiva do Jardim Esperança – Fotos: Silvio Rocha