[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Para promover a qualificação e aperfeiçoamento profissional dos cidadãos aracajuanos, a Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) entregou na tarde da última sexta-feira, dia 26, 160 certificados de conclusão de curso profissionalizante. Os cursos foram realizados no bairro Atalaia, através da carreta móvel do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), para capacitação de diversos jovens nas áreas de Hotelaria e Turismo.

Os cursos integram o Projeto Técnico Social, executado através de uma ação integrada com a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e Caixa Econômica Federal (CEF) na região da Atalaia. De acordo com o presidente da Fundat, Edson Freire Caetano, o objetivo é possibilitar aos aracajuanos a inserção no mercado de trabalho e a melhoria da renda familiar através de cursos gratuitos para as comunidades, também com a utilização de veículos itinerantes.

Segundo Marta Rocha, coordenadora dos cursos da Fundat, essa é a primeira turma de Hotelaria formada esse ano, através da carreta móvel. “Esse trabalho foi desenvolvido para as pessoas da Atalaia e adjacências, por se tratar do bairro que agrega o maior número de hotéis e pousadas. Conseqüentemente, é a área que mais necessita da qualificação na área de Hotelaria”, informa a coordenadora.

Para Edvaldo Costa Fontes, gerente do Senac, convênios como este são uma grande chance de capacitar as pessoas de baixa renda. “As pessoas procuram estes cursos na busca do primeiro emprego, outros já estão no mercado de trabalho, mas precisam se aperfeiçoar no trabalho que já desenvolvem. O resultado são pessoas capacitadas e preparadas para o mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente”, explica.

O formando em agente de Turismo, Valdejânio de Jesus, não esconde a alegria ao receber o certificado. “O curso foi muito bom. A forma como somos educados a desenvolver nossas atividades são bem planejadas. Agora estou mais confiante para procurar meu primeiro emprego”, comenta entusiasmado.

Já a estudante Liliane da Rocha Silva, participou do curso de preparação de drinks e coquetéis e já está utilizando o que aprendeu entre os amigos. “O curso é muito interessante. Há coisas que eu nem imaginava como era feito, agora já sei e pretendo trabalhar nesta área para ajudar na renda da família”, diz.

Além dos moradores do bairro Atalaia, também participaram dos cursos pessoas atendidas pelo Centro de Atenção Psicosocial (Caps) da PMA. Também participaram da solenidade de entrega dos certificados o secretário do Orçamento Participativo, Rômulo Rodrigues; a diretora-presidente da Aracaju Previdência, Rosângela Santana, juntamente com Gilvan Silveira Macedo; representantes do Senac, da Caixa Econômica Federal, dentre outras autoridades. Na ocasião, houve apresentação do Grupo de violino do CRAS Benjamim Alves de Carvalho.

Modalidades oferecidas no curso de Hotelaria e Turismo

Técnicos de recepção em hotelaria
Agente de Turismo
Técnicas de garçom
Preparador de lanches diversos
Preparador de doces e salgados finos
Preparador de culinária regional
Preparador de doces regionais
Preparador de bolos e tortas
Preparador de drinks e coquetéis[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.