[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Discutir a utilização do software livre como base para a aprendizagem do público que busca capacitação para o mercado de trabalho através da Fundat – Fundação Municipal do Trabalho. Esse foi um dos principais temas da última reunião do Colegiado Municipal de Informática, instância de decisão da Prefeitura de Aracaju que conta com a participação de técnicos e representantes das várias secretarias municipais, da Universidade Federal de Sergipe, da Universidade Tiradentes e da Escola Técnica Federal de Sergipe, além do SINDPD – Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados do Estado de Sergipe.

“Nossa idéia é que os alunos, ao se formarem, saiam com um CD contendo software livre para implantar nas empresas que venham a sollicitar seus serviços profissionais”, explica o presidente da Fundat, Antônio Carlos Mota. Segundo o secretário de Administração, José de Oliveira Júnior, a utilização do software livre e a disseminação do uso do Linux como sistema operacional alternativo para utilização nas pequenas e médias empresas permitirá a valorização dos profissionais da área e poderá facilitar o acesso ao mercado de trabalho. “Acredito que a inclusão do software livre nos cursos oferecidos pela Fundat, entre outros benefícios, pode trazer um maior desenvolvimento dos profissionais da informática em Aracaju. Além disso, é importante para a população saber que a prefeitura de Aracaju tem hoje o respaldo técnico para desenvolver ações dessa natureza, contando inclusive com uma lei municipal que incentiva a utilização do software livre, que é tecnicamente melhor e economicamente mais viável”.

Além de discutir questões relacionadas com a política de informática do município de Aracaju, os membros do colegiado aproveitaram para fazer um balanço das atividades nesses sete meses de atuação. Segundo Oliveira Júnior, as discussões foram proveitosas. “Como presidente do colegiado, estou muito satisfeito com os resultados obtidos até agora. As discussões do colegiado têm garantido bons trabalhos no campo da informática na Prefeitura de Aracaju”.

Competências

O Colegiado de Informática do município de Aracaju foi instituído pela Lei 2.960/2001 , de autoria do vereador petista Antônio Gois. É atribuição do colegiado, vinculado à Semad – Secretaria Municipal de Administração -, discutir amplamente a política de software no âmbito da Administração Pública, direta ou indireta.

O colegiado também deve opinar e emitir parecer técnico acerca de sistemas ou programas de computador a serem adquiridos pela prefeitura, sugerir diretrizes gerais para a aquisição de software em Aracaju e emitir parecer técnico, quando solicitado, sobre matéria relacionada à utilização de software em Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.