[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]“Projeto Verde”. Este é o curso implantado pela Prefeitura de Aracaju, com a interveniência da Fundat – Fundação Municipal do Trabalho -, voltado para jovens portadores de necessidades especiais, estudantes da Sociedade de Ensino e Reabilitação Rosa Azul. O Convênio firmado com aquela entidade irá permitir a educação profissional de aproximadamente 20 alunos, nas áreas de horticultura e jardinagem. “As atividades desenvolvidas têm como base prepará-los para o mercado de trabalho”, afirmou a presidenta da fundação, Conceição Vieira.
Para a aplicação do projeto, técnicos da Fundat realizaram uma pesquisa de campo para verificar o curso de maior necessidade entre aquele público-alvo. “Por meio de ações, nós desejamos transformar esses jovens em profissionais capazes para atuar no mercado de trabalho. E esse é também o desejo de todos que integram a Rosa Azul”, comentou Conceição, destacando que também representa o resgate da cidadania e a construção de um novo paradigma de inclusão social.
O curso terá a duração de cinco meses, totalizando 600 horas/aula e está voltado para jovens entre os 16 e 25 anos. A fundação disponibilizou um técnico agrícola para ministrar o curso. “A cada dia a gente aprende mais com esses jovens. Sentimos que eles têm um grande potencial, principalmente porque são dotados de grande sensibilidade”, esclareceu Paulo Mota, instrutor do “Projeto Verde”. “O nível de aprendizado superou as expectativas. Acreditamos que muitos se tornarão grandes profissionais e que, em breve, estarão gerando renda”.
De acordo com a coordenadora de educação da Rosa Azul, Conceição Santos de Almeida, o curso está dentro das possibilidades de conhecimento, rendimento e assimilação dos alunos, respeitando-se o limite de cada um. “Acho que muitos irão trabalhar em horticultura ou jardinagem”.
Por enquanto, o grupo está produzindo alimentos para o próprio consumo e demais alunos da entidade. “Eles cultivam as hortaliças com dedicação, gerando maior prazer em consumi-las porque sabem que prepararam a terra, plantaram e colheram aqueles alimentos”, disse Conceição de Almeida.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.