[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Fundat – Fundação Municipal do Trabalho – dará início a implantação da Unidade de Qualificação Profissional do Bairro Santa Maria amanhã, dia 18. A princípío, serão atendidas 250 mães que integram o bolsa-escola Cidade Criança daquela comunidade. Esta é a participação da fundação no Projeto Cidade Viva – Plano de Ação Integrada, no bairro Santa Maria, que será desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, no período de 18 a 25 deste mês, envolvendo mais de 10 secretarias. Oficialmente, a unidade será inaugurada no dia do encerramento do projeto. Os cursos serão de corte e costura; tapeçaria e artesanato; manicure, pedicure e depilação. Além disso, a Fundat estará com o “Projeto Freguesia Itinerante”, com a feira de arte e artesanato. Todos os projetos terão continuidade durante a semana.
A abertura oficial do projeto “Cidade Viva” será às 9 horas, na praça de Lazer, na rua Contorno 1, conjunto Maria do Carmo. No final da tarde, o prefeito Marcelo Déda e sua comitiva estarão visitando o local onde estão sendo realizadas as obras da Unidade de Qualificação Profissional do bairro Santa Maria, sediada na rua B-16, n.º 104 (próxima a escola André Mesquita), no Conjunto Valadares.
De acordo com o presidente da Fundat, Antônio Carlos Oliveira Mota, foi realizada uma pesquisa no bairro, envolvendo inclusive associações de moradores, para saber quais os cursos desejados. “Os nossos técnicos, após esse levantamento, chegaram a essa conclusão e, partindo desse pressuposto, vamos oferecer a qualificação”.
O curso de corte e costura será de 160 horas; tapeçaria e artesanato, 90 horas e manicure e pedicure, também 90 horas. “Queremos lembrar que os cursos terão prosseguimento após o término do projeto Cidade Viva, tanto é que as cargas horárias terão que ser cumprida.
Para essa turma de mães do bolsa-escola, a Fundat firmou parceria com a ONG Missão Criança e a Secretaria da Educação. Depois dessa primeira etapa, serão oferecidos outros cursos de qualificação profissional e acontecerão de acordo com o desejo da comunidade. “É uma ação continuada”, esclareceu Antônio Mota, destacando que a unidade estará à disposição da população do Santa Maria.

Projeto Freguesia

O projeto Freguesia Itinerante já vem sendo desenvolvido pela fundação em vários bairros de Aracaju. Trata-se de feiras de arte e artesanato, envolvendo artesãos e outros profissionais das comunidades. A fundação cede as barracas, além de oferecer shows com artistas da terra. É uma forma de atrair o público consumidor, gerando emprego e renda aos populares do determinado bairro. São comercializados produtos artesanais e comidas típicas.
No projeto “Cidade Viva”, a fundação estará presente no bairro Santa Maria, disponibilizando nove barracas para os moradores que desejarem aumentar a renda, com a venda de produtos. A feira estará acontecendo no sábado, dia 18 e no domingo, 19, na Rua Contorno Um (na praça central do Conjunto Maria do Carmo).
E, para animar os consumidores e espectadores que comparecerem à feira no sábado, acontecerá às 12h30, show com Emerson (teclado e voz). O público apreciará muito forró, xote e baião. Em seguida, às 15 horas, será a vez de Sena in Cantoria. Já no domingo, também a partir das 12h30, será a vez dos repentistas Vem-Vem do Nordeste e Galego da Viola. Às 15 horas o público irá assistir o show de João Belas Foices (muito forró).[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.