[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O presidente da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Edson Freire Caetano, o representante da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Antônio Carlos Mota, e a secretária municipal de Planejamento, Lúcia Falcón, apresentaram na manhã de hoje um panorama do trabalho que vem sendo desenvolvido por suas pastas durante a administração do prefeito de Aracaju, Marcelo Déda. As apresentações de hoje são a continuação da reunião com todo o secretariado municipal juntamente com o prefeito e o vice-prefeito, Edvaldo Nogueira, cuja primeira parte foi realizada na última terça-feira, 30.

“Procuramos organizar administrativamente a unificação de toda a estrutura do órgão num só prédio, já que antes a Fundat funcionava em três lugares e conseguimos reduzir consideravelmente algumas despesas da fundação”, iniciou Edson Caetano. De acordo com ele, os principais avanços foram obtidos nas áreas de qualificação profissional, que já encaminhou ao mercado de trabalho cerca de 30% das pessoas capacitadas, e na linha de financiamento para micro, pequenos empresários e trabalhadores autônomos desenvolvida com o programa CredPovo, que liberou para este público recursos da ordem de mais de R$ 15 milhões em parcerias com o Banco do Nordeste e Banco do Brasil.

Além disso, o investimento na criação de unidades produtivas de trabalho e o Programa de Arrendamento Residencial (PAR), que até o final da administração terá proporcionado a realização do sonho da casa própria a cerca de 5 mil famílias aracajuanas, foram muito destacados. O PAR, desenvolvido em parceria com a Caixa Econômica Federal e o
Governo Federal, tem sido um dos programas de maior êxito da Prefeitura de Aracaju e já gerou mais de 7.300 empregos diretos e indiretos.

Na área de Assistência Social e Cidadania, a prefeitura tem avançado no atendimento a crianças e adolescentes com a retirada de 500 meninos e meninas que viviam nas ruas para oferecer atividades educativas, esportivas e de ressocialização através do projeto Criança Cidadã, que atende também às famílias dos jovens com geração de emprego e renda e outros benefícios. Os cartões Alimentação e Cidade Criança têm beneficiado mais de 900 famílias com uma renda mínima que auxilia na compra de materiais escolares e comida. Ademais, políticas públicas têm sido levadas a cabo para garantir os direitos de mulheres, homossexuais, negros e outras minorias.

O combate à exploração sexual de crianças e adolescentes foi fortalecido e quatro Conselhos Tutelares estão completamente estruturados. No início da administração, apenas dois conselhos funcionavam. Até o final do ano o quinto conselho será instalado, fechando o número ideal para atender todas as regiões de Aracaju. Na área de Segurança Alimentar, além dos cartões Alimentação e Cidade Criança, cerca de 145 toneladas de alimentos arrecadados em campanhas beneficiaram até agora mais de 15 mil famílias de 16 comunidades populares de Aracaju e, inclusive de municípios que sofreram por causa das fortes chuvas que caíram no início de 2004.

Planejamento
Segundo Lúcia Falcón, o planejamento estratégico de ações da Prefeitura de Aracaju tem sido fundamental na execução de projetos de grande interesse social, com a captação de recursos e o controle orçamentário executado em parceria com a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin). Algumas das políticas mais destacadas são a de habitação, com o programa Moradia Cidadã, e a de gestão urbana e ambiental, que vem garantindo a sustentabilidade ecológica dos projetos de infra-estrutura urbana da prefeitura, a exemplo do que está sendo desenvolvido no bairro Coroa do Meio para retirar de palafitas 600 famílias e criar uma nova avenida para ligar o terminal de ônibus da Atalaia à rua Urbano Neto. A reunião continua com apresentações de outras secretarias como a de Comunicação.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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