[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A manhã desta segunda-feira 23 foi de visitação familiar na Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip), administrada pela Fundação Renascer. Antes de encontrarem os seus filhos, os pais dos adolescentes participaram de uma reunião, realizada semanalmente no auditório da unidade na qual a direção, juntamente com a equipe técnica e de segurança e com o apoio da Diretoria Operacional (Dirop), repassa informações a respeito do atendimento prestado aos internos.

Os encontros são explicativos quanto às normas de funcionamento da casa, e informativas quanto ao andamento dos processos judiciais relativos aos adolescentes, oportunizando que as famílias tirem suas dúvidas. O novo diretor de Operações, Luiz Ricardo Araújo, apresentou o novo titular da Usip, Carlos de Andrade, e o vice-diretor Lineker Oliveira.

“Carlos era o vice-diretor que agora assume a direção com a mesma conduta, que é fazer o melhor para os que estão aqui. Queremos que eles voltem para casa da forma correta, pela porta da frente, e para isso contamos com a colaboração dos pais no sentido de conversarem com seus filhos e mostrarem a importância do pleno cumprimento da internação”, disse o diretor, agradecendo também a confiança adquirida junto aos pais.

Os visitantes, em sua grande maioria mães, tem aprovado a realização dos encontros semanais. “Eu sou a favor dessas reuniões porque mantém a gente informada de muitas coisas”, disse a auxiliar de serviços gerais, Ana Maria Souza, que tem um filho há quatro meses na unidade. Consciente de seu papel, ela solicita folga no trabalho para poder ver o filho.

“Antes eu não sabia com quem falar, perguntar alguma coisa, agora a gente conhece todo mundo, até os agentes de segurança”, elogiou a babá Ieda Silva, outra mãe, que tem um filho de 16 anos cumprindo medida há um mês e oito dias.

Para a manicure Roberlândia Rodrigues o mais importante é saber o estado de seu filho. “Aqui eles falam sobre os meninos, o que eles tem feito, se estão melhores, antes a gente não sabia. Nessa conversa eles passam as informações dos nossos filhos e depois, lá dentro, a gente conversa com ele e comprova o que foi dito”, destaca a mãe.

Esclarecimentos

As reuniões acontecem no auditório da Usip sempre em dias de visita e antes do encontro com os adolescentes. Nelas, são tiradas suas dúvidas sobre o atendimento prestado, bem como são repassadas informações sobre o trabalho dentro da unidade, a necessidade do apoio da família, a atuação do Poder Judiciário entre outros temas. “É uma prestação de contas que a Fundação faz com mães e pais de internos”, resumiu o diretor da unidade, Carlos de Andrade.

Além dos profissionais da Fundação Renascer, também são convidados membros de outras entidades, como a defensora Andreza Rolim, que já participou esclarecendo questões sobre a atuação da Defensoria Pública, bem como representantes do Ministério Público, que também já estiveram conversando diretamente com os familiares.

A pedagoga da unidade, Angie Azevedo, reforça que a conscientização dos pais e familiares é essencial para o sucesso do trabalho socioeducativo. “A parceria da atual gestão com as famílias tem dado excelentes resultados, a exemplo de adolescentes que fogem e são trazidos de volta pelos parentes. Já tivemos seis casos recentes o que mostra que a família tem compreendido a importância do seu papel nesse processo”, informa a técnica.

Atividades

As atividades em sala de aula, com o programa Sergipe Alfabetizado, atendimentos psicopedagógicos e atividades na quadra esportiva voltaram a ser realizadas na Usip. Além disso, a direção tem intensificado os procedimentos de segurança, como as revistas periódicas; tem atuado junto à equipe técnica multidisciplinar, buscando interação e integração e primado pela melhoria no atendimento ao adolescente.

Com o objetivo de reforçar a segurança, também serão implantadas mudanças nos procedimentos de visitação familiar, que será fracionada em dois turnos, manhã e tarde, para os pais do interior e da capital respectivamente. Já no caso do Centro de Atendimento ao Menor (Cenam), o diretor operacional informou que a visita aos sábados será transferida para um dia no meio da semana, ainda a definir, e também será fracionada em dois horários.

A diretoria executiva, presidida por Marta Leão, tem realizado outras mudanças significativas na rede de atendimento socioeducativo. “Na Usip as obras já foram iniciadas, incluindo a reforma do refeitório da unidade, para na sequência serem iniciada as obras no Cenam. Paralelamente a isso, as demais providências, no que diz respeito ao reforço na segurança, já estão sendo tomadas”, informou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.