[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Preocupada em capacitar e inserir os seus assistidos no mercado de trabalho, a Fundação Renascer vem realizando, através de um contrato com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), cursos profissionalizantes em suas unidades. Na Comunidade de Ação Socioeducativa São Francisco de Assis (Case), os adolescentes, que cumprem medida em semi liberdade, estão tendo a oportunidade de aprender “Técnicas de pintura e Texturização de paredes”.

Além da parte prática, os socioeducandos têm aulas de relações interpessoais, dimensão ética na empresa, qualidade no atendimento e prestação de serviços, hierarquia nas relações de trabalho e cidadania e valores humanos. Segundo o instrutor do Senac, Tiago dos Santos, os adolescentes aprenderão a usar Equipamentos de Proteção Individual (EPI), a manusear produtos químicos, como escolher a melhor tinta e como aplicar cada um dos tipos de textura. “O mercado está à procura de profissionais capacitados. Temos muitos pintores, mas a maioria é limitada por falta de capacitação”, explicou.

Na abertura do curso, que começou na última quarta-feira, 16, e tem duração de 80 horas, o diretor da Case, Aristóteles Marques, cobrou empenho e disciplina dos socioeducandos, lembrando que a profissionalização é uma porta que se abre para o futuro deles. “O mercado precisa de mão de obra especializada e estamos dando aos adolescentes a oportunidade de qualificação”, ressaltou Marques, lembrando que a Fundação Renascer tem se preocupado em oferecer meios para que o assistido seja ressocializado. “Quem tem especialização, tem emprego garantido”, completou.

Alguns adolescentes já passaram por outras capacitações e o curso vem agregar conhecimento ao currículo deles. “Tive a oportunidade de fazer o curso de gesseiro e esse agora só vai somar”, contou um dos socioeducandos. A coordenadora de cursos do Senac, Marcele Oliveira Penalva, destacou que as aulas seguem os mesmos padrões das que são realizadas na sede da instituição e ao final do curso todos receberão certificado, que é reconhecido nacionalmente.

Unifem

Na Unidade Socioeducativa Feminina (Unifem), as adolescentes participam do curso de Bolos e Salgados. Dentre as disciplinas ministradas nas aulas está o Programa Alimento Seguro (PAS). Na parte prática, as socioeducandas aprendem a preparar massas para bolos e tortas doces e salgadas. A instrutora do Senac, Rosana Santana, destacou o empenho e a dedicação das adolescentes, que já aprenderam a preparar a massa e fazer várias receitas.

“O rendimento está ótimo. Elas têm interesse e fazem muitas perguntas. Uma delas tem até o próprio caderno de receitas”, contou Rosana Santana. Nas aulas, o Senac fornece todos os ingredientes para a realização das receitas. A parte mais gostosa da aula é sempre a final, onde adolescentes, funcionários e a instrutora fazem a degustação daquilo que foi preparado. “O curso é muito bom, pena que está acabando”, disse uma jovem de 18 anos.

Outra adolescente já faz planos para quando for desligada da unidade. “Aprendi a fazer pão de ló, coxinha, pizza, empadinha, empadão, torta de limão, pavê, brigadeiro e vários tipos de bolos. Quando sair, posso fazer para vender e ter um dinheirinho para ajudar minha avó”, disse a socioeducanda de 17 anos. “Agora quero aprender bolo artístico”, completou outra jovem de 16 anos. O curso tem um total de 39 horas/aula.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.