[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Dando continuidade as atividades do Programa de Indicadores da Qualidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), na última terça-feira, 31, foi realizado um treinamento destinado aos auditores internos da qualidade. A ação, que aconteceu no auditório do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), teve como objetivo apresentar os procedimentos da primeira auditoria, direcionada ao cumprimento dos 5’S – seleção, organização, limpeza, bem-estar e autodisciplina.

O treinamento contou com as palestras da presidente do Comitê Estratégico da Qualidade da Fundação, Sandra Scarlati, e do gerente da Hemorrede do Hemose, Weber Teles. Na ocasião, eles pontuaram os principais aspectos da auditoria, a exemplo dos objetivos, benefícios, classificação, características e responsabilidades, entre outros.

De acordo com Sandra Scarlati, o programa da qualidade é dividido em três grandes áreas: Qualidade FSPH, que vai auditar a ISO 9001 e 17025; Qualidade e Biossegurança, que vão auditar a RDC 57 e 302, e Resíduos, que vai auditar a RDC 57, 306 e Conama.

Ela explicou ainda que, a primeira, de três auditorias realizadas pelo Programa da Qualidade ao longo deste ano, tem como finalidade, conceder às áreas auditadas o selo de excelência em qualidade. “Esta semana, os membros do comitê irão realizar a primeira auditoria com enfoque em quatro, dos 5’S. O último censo, autodisciplina, só será verificado ao final das três auditorias”, informou.

O facilitador Weber Teles destacou que a qualificação é um procedimento importante na preparação dos profissionais para a prática da auditoria interna. “O foco central dessas auditorias é melhorar o sistema de gestão da qualidade da instituição”, ressaltou.

Integração

A qualificação contou com a participação dos membros do comitê estratégico – Mariamalia Newton de Andrade, Maria Rezende, Patrícia Barroso, Tatiane Bohmer e Augusto Vieira, além das assessoras da Qualidade, Jaina Rios do Hemose, Danielle Nery do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), gerente do núcleo Redelab do Lacen, Zelma Moura, além de outros colaboradores das unidades.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.