[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Cerca de 150 trabalhadores informais que comercializam seus produtos no Centro de Aracaju e Estádio Lourival Batista (Batistão), recebem fardamento amanhã, dia 04, às 17 horas, no auditório da ASI – Associação Sergipana de Imprensa. A categoria passou por um processo de capacitação, a exemplo do que ocorreu com os vendedores ambulantes da orla da Praia de Atalaia. A iniciativa é da Prefeitura de Aracaju, através da Fundat – Fundação Municipal do Trabalho. Trata-se da ampliação do Projeto “Trabalho Cidadão”, iniciado em abril do ano passado.
A presidenta da Fundat, professora Conceição Vieira, afirmou que o número de ambulantes do Centro e do Batistão supera os 150, lembrando que as ações estão voltadas para aqueles que se encontram cadastrados através do Ministério Público e Emsurb, com autorização para a venda. “Esses trabalhadores foram capacitados. Oferecemos curso envolvendo informações turísticas, higiene e manipulação de alimentos, relações interpessoais e cidadania”.
A presidenta esclareceu que o fardamento é diferenciado, de acordo com o ramo de atividade. “Aqueles que comercializam bijuterias, vestirão camisas e bermudas azuis. Quem vende lanches, será identificado por jaleco vermelho e água de coco, verde”.

Trabalho Cidadão
O projeto “Trabalho Cidadão” foi lançado no dia 6 de abril do ano passado, na orla da Praia de Atalaia. Agentes e assistentes sociais nos finais de semana e feriados realizam um trabalho de orientação junto à categoria, bem como o cadastramento, abrangendo também as praias de Aruana e Sarney.
Barracas e carrinhos foram padronizados e, para a aquisição dos mesmos e equipamentos, a fundação intermediou financiamento junto à instituição financeira, com juros em torno de 1%.
Mais de mil vendedores ambulantes foram capacitados e cadastrados. Além da distinção de cores nos fardamentos, a categoria também é identificada através de crachás.
“Estamos fazendo o mesmo no Centro comercial de Aracaju e no Batistão”, esclareceu Conceição, acrescentando que é mais uma forma encontrada na administração do prefeito Marcelo Déda para a geração de emprego e renda. “Realizamos pesquisa junto aos ambulantes das praias onde estamos desenvolvendo o projeto e a maioria afirmou que as vendas foram aquecidas em mais de 50%”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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