Fundação Banco do Brasil e Petrobras investem em programas sociais da Prefeitura de Aracaju
O presidente da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Edson Freire Caetano, e a secretária Municipal de Planejamento, Lúcia Falcón, fizeram questão de acompanhar o grupo. A primeira parada aconteceu no bairro Industrial. Numa parceria da Prefeitura de Aracaju com a FBB e Petrobras, o bairro ganhará uma cooperativa de pesca. A área do projeto compreende 17.000 m² e receberá um investimento de R$ 1.460.184,00.
Processamento de 10 toneladas de pescado/dia, construção de embarcações, qualificação profissional e alfabetização dos cooperados, organização do setor pesqueiro e comercialização e exportação dos produtos. Essas serão algumas das atividades desenvolvidas pela cooperativa no bairro Industrial.
A obra da cooperativa denominada Nave Pesca, terá início no mês de setembro desse ano, com o prazo previsto de execução de 12 meses. Quando pronta, a empresa pesqueira beneficiará cerca de 200 famílias da comunidade.
PORTO DANTAS
O bairro seguinte a ser visitado foi o Porto Dantas, mais especificamente na Unidade Produtiva da Fundat. No local será construída uma escola de qualificação profissional da construção civil, que ensinará aos alunos como fabricar tijolos ecológicos (serão de encaixe, mais econômicos porque utilizam menos cimento) e revestimentos.
Em agosto o galpão será concluído. Já em setembro, serão instalados os maquinários que já foram adquiridos e em novembro terá início o treinamento das pessoas que ali trabalharão, além da fabricação dos materiais. De acordo com Lúcia Falcón, secretária de Planejamento da PMA, os materiais produzidos nessa unidade serão destinados à construção de 69 casas populares.
“Essas casas serão erguidas no bairro Cidade Nova e contemplarão famílias do bairro Industrial que moravam em locais de risco”, informou a secretária, que destacou ainda a importância do trabalho integrado das secretarias municipais. “A parceria dos órgãos da Prefeitura é fundamental para o melhor desenvolvimento da cidade”.
LAMARÃO
Dando continuidade às visitas, o bairro Lamarão foi o seguinte a receber a comitiva. Lá serão construídas uma Unidade Produtiva da Fundat e 100 casas populares. Segundo Edson Caetano, presidente da Fundat, a unidade erguida no local terá todas as condições para gerar emprego e renda como as demais já instaladas na capital. “Inicialmente iremos ofertar o curso profissionalizante na área da Construção Civil, para que os moradores possam construir e fornecer materiais para suas residências e também uma oficina específica para as mulheres”, garantiu.
As futuras 100 casas serão destinadas aos integrantes do “Movimento de Luta pela Moradia”, movimento social que ocupa um terreno do bairro há mais de seis anos. “Esse terreno pertencia a União, mas nós fizemos a solicitação e conseguimos o local. Com a ajuda da Fundat e Emurb construiremos essas residências”, explicou Lúcia Falcon.
Para o presidente do Movimento, Gilson dos Santos Nascimento, esse é um momento de muita alegria. “São mais de seis anos de luta e sofrimento. Hoje, com essa notícia, posso comemorar a minha vitória e a dos meus companheiros, pois finalmente teremos um local mais digno para viver”, finalizou.
JARDIM ESPERANÇA
A última parada da comitiva foi na Unidade de Qualificação Profissional do bairro Jardim Esperança, que atende a comunidade local e adjacências. Com a parceria da Fundação Banco do Brasil, que investiu R$ 99 mil na unidade de alimentos, está sendo plantada uma horta de tomates através do método hidroponia.
“Hidroponia é o que existe de mais moderno hoje em termos de tecnologia agrícola”, ressaltou o presidente da Fundat Edson Caetano que contou ainda que além do plantio de tomates, a unidade também irá trabalhar com a industrialização de tomate seco.
Na unidade profissional ainda funcionam a lavanderia, laboratório de informática, agência do Banco Popular do Brasil, sala de aula do BB Educar (alfabetização de adultos) e oficina de luteria (fabricação e manutenção de violões e violinos).
Além de Edson Caetano e Lúcia Falcón, fizeram parte da comitiva o diretor de Operações da Fundat, Marcelo Barreto; Mário Machado, gerente de mercado pessoa física e agronegócios do Banco do Brasil; Marcos Valerius, gerente de contas do setor público do BB; Osmundo Oliveira, gerente de agronegócios do BB; Mário Celso, engenheiro da Petrobras; e Clodoaldo de Oliveira Lima, presidente da cooperativa de pesca.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Fundação Banco do Brasil e Petrobras investem em programas sociais da Prefeitura de Aracaju – Fotos: Wellington Barreto