[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com o objetivo de investir nos funcionários da saúde, a Prefeitura de Aracaju, através da SMS – Secretaria Municipal de Saúde -, estará iniciando na próxima segunda-feira, dia 18, o Módulo II da Capacitação dos profissionais da rede de saúde da capital. O treinamento vai acontecer no CEOD – Centro Educacional Orlando Dantas, no bairro São Conrado.
É possível notar a ampliação do acesso aos serviços de saúde e a aceitação dos usuários, depois da mudança de gestão e reformulação do modelo de atenção à saúde do município. Hoje, Aracaju possui 81 equipes de saúde da família, cobrindo 68% da população.
Os funcionários de todas as unidades de saúde serão divididos em turmas que serão organizadas em grupos tutoriais. As equipes que tiverem necessidade de um agente educacional serão acompanhadas por um tutor. Por dia, em média, 23 unidades de saúde estarão com seus profissionais na capacitação.
As etapas das atividades serão desenvolvidas em regime de concentração e dispersão. A concentração é a etapa onde há intensa construção de conhecimentos de modo compacto e terá duração de uma semana, em período integral.
O regime de dispersão compreende proporcionar uma formação continuada no serviço, dirigida à resolução de situações reais que se apresentam no cotidiano das equipes.

PROGRAMAÇÃO

As atividades de concentração vão acontecer da seguinte forma:
Com o tema ‘O enfoque do risco e as ações coletivas no Saúde Todo Dia’, no período de 18 de novembro até 20 de dezembro, os participantes irão ver a questão da cartografia, espaço, risco, território, recursos, vulnerabilidade, suscetibilidade, magnitude, transcendência, potencial de disseminação, tecnologias em saúde, construtivismo e pedagogia problematizadora.
Até junho de 2003, a SMS já tem programado os próximos encontros, para dar continuidade à capacitação. Todos os meses, os funcionários terão a oportunidade de aprender mais para contribuir com a reorganização dos serviços de saúde.
De janeiro a fevereiro de 2003, o tema da capacitação será: Os grupos de riscos e as ações programáticas 1. Em março o assunto estará voltado para As ações de vigilância a agravos agudos e crônicos de notificação em unidades básica de saúde.
Os grupos de riscos e as programáticas 2 e A atenção psicossocial no âmbito família, comunidade e serviços, serão os temas dos meses maio e junho, respectivamente.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.