Funcionárias do Banese recebem certificação internacional inédita em Sergipe
O Banco do Estado de Sergipe (Banese) acaba de ter duas de suas colaboradoras certificadas pelo Instituto holandês Exin, com o título de ITIL Expert (Information Technology Infrastructure Library), considerado, internacionalmente, como um dos principais conjuntos de boas práticas aplicadas na infraestrutura, operação e manutenção de serviços de tecnologia da informação (TI). A conquista da certificação é inédita em Sergipe e faz parte da política interna de capacitação e valorização dos colaboradores do banco.
Para alcançar a certificação as funcionárias Emanuela de Oliveira Silva e Fernanda Accioly Sobral Santana, respectivamente gerente e coordenadora da Área de Serviços de Tecnologia do Banese (Arset), já passaram pelos níveis de certificação ITL: Foundation e Manager. Recentemente as duas participaram do treinamento denominado ITIL V3 Manager Bridge Course, na cidade de São Paulo, realizado pela empresa credenciada Kalendae, que as credenciou para o título de Itil Expert da Exin.
O Exin é um instituto holandês, independente, sem fins lucrativos, com mais de 40 anos de atuação, que tem como principal objetivo a melhora da qualidade do setor de tecnologia da informação, seus profissionais e usuários por meio da aplicação de testes e certificações. O instituto desenvolve o conteúdo, organiza e realiza exames educacionais na área de tecnologia da informação (TI), a fim de ensinar e comprovar as competências do candidato para a busca de melhores práticas no desenvolvimento de seu trabalho, de forma a uniformizar os serviços prestados no setor.
Na opinião de Fernanda Accioly Sobral Santana, coordenadora da Arset/Banese, a política de capacitação dos colaboradores do banco é um estímulo não só intelectual, mas financeiro, pois arcou com as despesas do treinamento fora do Estado. “Por ser muito moderno e estar chegando agora no Brasil, com elevado grau de dificuldade, sendo composto de 23 processos, com todo o material e provas em inglês. Esses fatores restringem aos poucos profissionais com a certificação Itil Expert. Considero-me privilegiada e valorizada profissionalmente por ser uma das pioneiras em Sergipe”, afirmou Fernanda Accioly.
De acordo com Emanuela de Oliveira Silva, gerente da Área de Serviços de Tecnologia do Banese, o banco tem investido muito em seu parque tecnológico e na qualificação de seus colaboradores. Ela adiantou que toda a sua equipe da Arset foi treinada e certificada em Itil Foundation, fundamentos básicos do Itil. “Essa certificação nos capacita a uma melhoria nos serviços de tecnologia para os clientes, no que diz respeito à infraestrutura, sistemas, redes e servidores. Isso representa um menor tempo de resposta para solução de demandas, sem qualquer ruptura de serviços ou degradação de performance. Agradeço ao banco por esse conhecimento adquirido”, adiantou Emanuela Oliveira.
- Funcionárias do Banese recebem certificação internacional inédita em Sergipe – A gerente da área de Serviços de Tecnologia do Banese
- Emanuela de Oliveira Silva / Fotos: Ascom/Banese