[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

As obras de reforma, ampliação e modernização, bem como os serviços prestados pelo Hospital Regional Pedro Garcia Moreno Filho, localizado em Itabaiana, foram tema de debate em sessão especial realizada na última segunda-feira, 3, na Câmara de Vereadores do município.

Atendendo ao convite do vereador Olivier Chagas, o superintendente da unidade, Francisco Máximus, apresentou ao parlamento municipal números que comprovam a evolução do hospital nos últimos meses. Um dos exemplos foi o aumento no quantitativo de atendimentos gerais, que em agosto alcançou a marca de 6.373 pessoas atendidas, e da diminuição na taxa de mortalidade institucional, que hoje é uma das menores da rede, com apenas 1,4%.

“O poder legislativo tem como uma de suas principais funções discutir temas de interesse da sociedade. O hospital de Itabaiana é frequentemente envolvido em debates e muitas vezes é mal compreendido. A vinda do superintendente nos ajuda em nosso papel que é de compreender, até mesmo para que a crítica possa ser feita”, considerou o vereador Olivier Chagas.

Segundo ele, as informações passadas pelo superintendente a respeito dos serviços prestados pelo hospital, sobre a organização das tabelas de plantão, número de profissionais, atendimentos realizados, cirurgias ortopédicas, cirurgias gerais, bem como o investimento em educação continuada para os profissionais comprovam a prestação do serviço efetivo.

“Está de parabéns a Fundação Hospitalar de Saúde por estar se dispondo ao debate. Cabe a nós aqui na Câmara também debater formas de o município contribuir para minimizar a sobrecarga vivenciada nos hospitais regionais, já que é claro que uma das causas está na desorganização da atenção básica”, avaliou Olivier.

Obras

Coube ainda a Francisco Máximus, superintendente da unidade, expor aos vereadores um panorama do andamento das obras do hospital, que já se encontram, segundo ele, no penúltimo estágio.

“A reforma de uma casa já é complicada, imagine a de um hospital em pleno funcionamento. Já conseguimos concluir a primeira etapa da obra, que engloba toda a área administrativa, o repouso dos funcionários, refeitório, consultórios médicos e a sala de classificação de risco, entre outras coisas”, explica Francisco Máximo, reforçando que, mesmo em reforma, o hospital vem conseguindo manter a qualidade do atendimento e melhorar os indicadores de resolutividade.

A próxima etapa, explica ele, deve ter início nos próximos dias e concerne à construção da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e à reforma das enfermarias e postos de enfermagem.  “A nossa expectativa é que a UTI, que será uma novidade para o hospital, possa estar pronta em meados de novembro, para a partir daí, darmos entrada na última etapa, que é a reforma e ampliação do Centro Cirúrgico. Quando as obras forem finalizadas teremos saído de 44 leitos de enfermaria, para 98”, reforçou o superintendente.

Francisco Máximus encerrou sua apresentação fazendo um convite ao presidente da Casa, vereador Heleno Tavares, para que uma comissão de vereadores realize uma visita às obras de reforma, ampliação e modernização do hospital.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.