[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Sergipe poderá ganhar em breve seu primeiro time de basquete formado exclusivamente por deficientes motores que se deslocam com cadeira de roda, a exemplo dos que já existem em outros Estados. Com esse objetivo, a Prefeitura de Aracaju, através da Funcaju – Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte – realiza no próximo sábado, dia 9, o primeiro treinamento e seleção dos atletas.
De acordo com o diretor de Esportes da Funcaju, Carlos Burgos, esse trabalho pioneiro na capital também está contando com o apoio da Universidade Tiradentes e da Escola Técnica Federal de Sergipe, que cedeu o ginásio de esportes, além de realizar adaptações no local para os portadores de necessidades especiais.
“O nosso objetivo é mostrar à sociedade o potencial desses atletas, como também estimulá-los à saudável prática desportiva”, explica. Ele disse que o basquete será apenas a primeira, de uma série de modalidades, que a Funcaju pretende desenvolver junto com os deficientes motores. “Queremos desenvolver também entre eles o atletismo, o tênis de mesa e outros esportes. Para quem sabe, um dia, podermos participar da Olimpíada Nacional”, revela.
Carlos Burgos disse ainda que a Funcaju quer aprofundar os benefícios da prática esportiva aos portadores de necessidades especiais através da realização de um seminário previsto para acontecer no próximo ano. “Nesse encontro, nós queremos trazer especialistas para discutir essa importância, além de possibilitar a integração de vários trabalhos desse nível existentes em Sergipe”, diz.
O treinamento dos atletas acontece neste sábado, a partir das 9 horas, na quadra de esportes da Escola Técnica Federal de Sergipe. Na oportunidade, o grupo também irá discutir a criação de uma organização não-governamental dos portadores de necessidades especiais voltada, exclusivamente, para a prática desportiva.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.