Funcaju proporciona cultura e arte na Valdice Teles
Pela manhã, o vice-presidente da Funcaju, Elder Vieira, ministrou uma palestra com o tema ´Arte pra quê?´, seguido por um debate. De acordo com o palestrante, a arte e a cultura são ferramentas essenciais, sendo elas as responsáveis pela criação de instrumentos que supram nossas necessidades. “Arte e cultura são extremamente importantes, já que são partes integrantes dos humanos”, explica o vice-presidente.
“A arte é criada como um meio de sabermos o que o homem pensa, é a expressão por meio de uma cultura. O teatro é uma das formas mais simbólicas de expressar o pensamento através do corpo”, diz Elder Vieira. Em seguida, os alunos participaram da parada para o café, depois puderam assistir entusiasmados a apresentação da performance realizada por alunos da Escola de Artes que freqüentaram as aulas de teatro durante o curso de Verão.
Segundo a subcoordenadora da seção de teatro e dança da Escola, também professora de teatro responsável pela performance apresentada, Diane Veloso, o teatro é um trabalho bastante interessante. “A peça tem texto do pernambucano Marcelino Freire, que fala sobre pedofilia, interpretado por três alunos do curso de Verão. O resultado é a peça que estamos apresentando hoje”, comenta.
Para o músico Jorge Bahia, o dia foi ótimo. “Na palestra pudemos refletir sobre as dificuldades que os artistas passam, muitos são vistos como pessoas que não têm ocupação, outros entram nesse mundo iludidos, achando que vai ficar rico, mas esquece que é preciso muita determinação e gostar muito do que faz”, explica o músico.
Já para a estudante de arquitetura e urbanismo Ilka Veloso, a palestra foi bastante proveitosa para seus estudos. “Durante a palestra observei o mundo por outro ângulo, ver pelo nosso lado, porque arquitetura também é uma arte. São os artistas que possuem o poder de transformação e esse teatro é uma forma de mostrar a cultura através da expressão corporal”, comenta Ilka Veloso.Agora à tarde, a programação seguiu com uma oficina de teatro com o Grupo Alternativo (SP).[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]