Funcaju promove debate sobre Edital de Apoio à Produção e Circulação de Curtas-Metragens com universitários
De acordo com a presidente da Funcaju, Lucimara Passos, o debate foi promovido para a própria difusão do Edital de Apoio à Produção e Circulação de Curtas-Metragens. “Nós precisamos dar publicidade a este edital, e envolver as pessoas que estudam o áudio-visual e que já trabalham com o áudio-visual”, informa Passos, explicando que inicialmente a Funcaju veio para a Unit debater os pontos do edital, para apresentar os conceitos em que ele foi baseado. “Nós também vinhemos com o intuito de estimular a participação dos alunos da Unit que estão fazendo produções acadêmicas e que agora tem a oportunidade de concorrer a um recurso e poder produzir profissionalmente um primeiro trabalho”, ressalta Lucimara.
“O principal objetivo desse edital é estimular a produção local e foi por isso que a Fundação veio hoje a essa Universidade, para debater com os alunos e com os professores os mecanismos que agora eles tem em mãos para poder estar realizando essas produções”, complementa a presidente da Funcaju informando ainda que esse foi um primeiro passo. “Nós pretendemos circular outras Universidades e discutir o edital também com outros setores da sociedade, buscando a mesma coisa: difundir, dar publicidade e estimular a participação”, adianta.
Lucimara Passos avaliou a participação dos alunos como excelente. “Os alunos aproveitaram o espaço e todos estavam muito atentos e muito interessados e isso é uma sinalização muito positiva. Tivemos várias abordagens de pessoas que já tem projetos e que vão se inscrever. E a gente sai desse debate com a certeza que mais pessoas vão concorrer ao edital”, garante Passos.
O vice-presidente da Funcaju, Elder Vieira, falou que apresentação do edital foi muito boa. “Esse foi um momento para nós chegarmos junto as pessoas, para conversar e tirar as dúvidas sobre o edital. Porque ele é voltado prioritariamente para os novos realizadores e nós achamos que boa parte desses novos realizadores estão nas Universidades”, frisou Vieira.
Para a estudante de Publicidade e Propaganda, Luiza Gurgel, o debate promovido pela Fundação foi ótimo para esclarecer as dúvidas. “O debate foi muito legal, principalmente pra quem está iniciando nessa área, foi muito importante. Porque permitiu que tudo ficasse muito mais claro e fez com que as pessoas que já estavam interessadas se animassem mais ainda, principalmente para aqueles que tem menos experiência. Eu acho que agora até eu mesma vou participar do edital”, declarou Gurgel.
A coordenadora do curso de Comunicação Social, Beatriz Colucci, afirmou que o evento foi um estímulo para os alunos. “O debate permitiu que os alunos tirassem suas dúvidas, e a iniciativa da Funcaju de vir até a instituição e abrir o debate no meio acadêmico é um grande mérito”, disse Colucci acrescentando que esse é o inicio de um contato mais próximo entre a Funcaju e as Instituições de Ensino, porque a Universidade acaba sendo também um pouco responsável pela produção desses alunos, e essa foi uma grande oportunidade para os estudantes que participaram.
O professor das disciplinas de Comunicação Visual, Produção em TV e Cinema e Comunicação Comparada, Cristiano Leal, ressaltou a importância do edital para a produção de curtas-metragens em Aracaju. “Eu achei o lançamento do Edital pela Prefeitura ótimo, melhor que bom, ´bótimo´, e é fundamental que a discussão seja trazida para o meio acadêmico”, fala Leal. “Aracaju hoje tem uma atividade cultural muito maior do que a gente costuma ver, comparando com alguns estados vizinhos. Maceió mesmo é uma tabula rasa, em termos de atividades culturais, e a capital sergipana conseguiu desenvolver certas coisas muito mais profundas. O edital veio num momento muito oportuno dentro desse novo cenário cultural que se expande em Aracaju”, complementou o professor.
Eduardo Melo estudante do 7º período de Publicidade e Propaganda, fala que por muito tempo em Aracaju pouco se falava de cultura no meio jovem e o hoje existe uma participação ativa, principalmente dos estudantes.“Antigamente não havia projetos como esses, que a Prefeitura está desenvolvendo para estimular e incentivar a juventude a participar, a criar, a fazer um roteiro. Eu já trabalho como editor de vídeo e se eu tiver um tempo vou com certeza participar desse edital”, falou Melo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]