[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na próxima sexta-feira, 28, representantes da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju) estarão participando da oficina preparatória para o Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares. O evento será realizado em fevereiro, em Brasília, quando serão debatidas pela sociedade e governo, as medidas políticas ideais para a defesa destes segmentos culturais.

O Ministério da Cultura informou que desde outubro de 2004, centenas de artistas populares, pesquisadores, intelectuais e representantes de diversos movimentos e áreas culturais têm discutido nestas oficinas, em onze cidades, os problemas e procurado soluções para realizar a preservação das Culturas Populares do Brasil.

As sugestões colhidas em todas as oficinas serão selecionadas e colocadas em plenária no Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares, que terá mesas como a Educação para a Diversidade e Cultura e a Invenção do Popular no Brasil. Na ocasião, serão levados em conta os contextos locais de decisão, visando criar um campo de possibilidades para a participação de indivíduos, grupos e comunidades, contribuindo de modo efetivo para a cidadania e o direito cultural.

Para a realização das oficinas, a Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do MinC conta com a parceria das Secretarias de Cultura dos Estados e municípios onde os eventos foram e estão sendo realizados e com o apoio do Fórum Permanente de Culturas Populares do Rio de Janeiro e do Fórum de Culturas Populares de São Paulo, além da Fundação Cultural Palmares, instituição vinculada ao Ministério.

Entre as cidades que já receberam as oficinas estão Belo Horizonte, Salvador, Rio Branco, São Paulo, Curitiba, Belém, Recife, São Luís, Campo Grande, Rio de Janeiro e Cuiabá.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.