[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O acesso à aprendizagem nas diversas áreas artísticas é facilitado pelo trabalho desenvolvido pela Escola Oficina de Artes Valdice Teles, unidade da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju). Funcionando na avenida Ivo do Prado, 686 (próximo ao Cultart), a escola está oferecendo a seus alunos cursos nas áreas de artes visuais, música, dança e artes cênicas. O objetivo é incentivar o desenvolvimento e o aprimoramento do aprendizado nas linguagens artísticas.

De acordo com a coordenadora de artes visuais, Naide Barbosa, na unidade os alunos aprendem não apenas a tocar instrumentos, mas os valores culturais em suas variadas linguagens artísticas. “Queremos proporcionar aos alunos um maior conhecimento e um melhor entendimento da arte. Por isso, a unidade conta com uma nova biblioteca e um acervo de livros sobre música, artes cênicas e artes visuais”, explica Naide.

O intuito deste projeto é o desenvolvimento da criatividade dos alunos, possibilitando o acesso de todos ao exercício dos direitos culturais, oferecendo à população aracajuana uma forma de conhecer a cultura popular erudita e incentivando a pesquisa artística.

A aluna da oficina de violão, Mariana Aline de Paula, diz estar satisfeita com o que está aprendendo. “Faço aulas de violão aqui e estudo também aula de canto. Espero me aperfeiçoar bastante nestas duas áreas e sei que vai ser possível, porque o curso está sendo muito bom”, afirma.

Para garantir a manutenção dos instrumentos e do material didático é cobrada uma taxa simbólica de R$ 20,00 no ato da matrícula. Segundo o coordenador de música, Eugênio Enéas, há casos de alunos sem condições financeiras que conseguem a isenção da taxa, mas para isso é preciso comprovar a baixa renda.

O coordenador informa também que novas oficinas estão sendo inseridas na programação, dentre elas, percussão, guitarra e acordeon. “No caso do acordeon é a primeira escola do Estado e com certeza fará tanto sucesso quanto as demais oficinas”, explica Eugênio. Ele informa ainda que todo trabalho desenvolvido em sala de aula é feito individualmente e através de dinâmicas de grupo, o que facilita a interação entre os alunos.

Os cursos na Escola Oficina de Artes Valdice Teles têm duração de dois anos ou mais. “Para avaliar os alunos e para que eles possam mudar de nível, são feitos testes a cada seis meses”, enfatiza a professora de música erudita, Eliana Argolo.

Cursos oferecidos:
– violão clássico;
– teatro;
– teclado;
– dança;
– contrabaixo;
– trombone;
– clarinete;
– sax;
– percussão;
– harmonia;
– pintura em tela;
– teatro musical;
– violino;
– desenho artístico;
– canto oral;
– trompete.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.