Funcaju e Senac capacitam guias de turismo
O curso, que antes trabalhava os módulos de forma independente, unificou-os na intenção de formar profissionais de nível técnico capazes de desenvolver qualquer atividade turística. “O Senac viu a necessidade de qualificar nossos guias de uma forma geral”, afirma Jucileide Dultra, coordenadora da área de turismo do Senac.
O primeiro módulo, o módulo comum, prepara o aluno para o mercado turístico, apresentando as primeiras técnicas da área. Este é um módulo pré-requisito para o restante do curso que tem duração de três semestres. Com carga horária de 180 horas, o módulo comum teve início em março e chega ao fim nesta sexta-feira, dia 16. Os sete funcionários participantes da Funcaju recebem certificado desta primeira etapa e continuam com a formação técnica para qualificar os serviços de atendimento ao turista na capital.
As aulas de Direito aplicado ao Turismo e História da Arte aplicada ao turismo são matérias teóricas que irão ensinar a abordar e orientar o turista. “Aprendi a lidar com o turista, tivemos aula de comunicação para aprender como abordá-lo até sabendo usar a voz”, diz Bianca Leite, coordenadora do museu de rua Memorial da Bandeira, que pretende dar continuidade ao curso.
Segundo Dultra, a Funcaju é o primeiro órgão a investir em capacitação na área de turismo. “A iniciativa é única. É a primeira vez que uma instituição faz convênio, sempre é de iniciativa própria dos alunos”, explica a coordenadora, que conversa freqüentemente com os alunos, incentivando-os ao estudo uma vez que estão tendo a oportunidade de adquirir conhecimento específico na área que pretendem atuar.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]