Funcaju e Fundat participam de Fórum de Inclusão Social
A solenidade comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência e várias entidades governamentais e não-governamentais participaram do evento que também recebe o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).
Representando a Funcaju, a titular do Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência, Nadja Guimarães, explica a participação da Fundação na promoção de atividades que integram os portadores. “São três os eventos que a Funcaju promove para a sociedade com a inclusão dos deficientes: o Projeto Verão, com atividades físicas, recreativas, esportivas e culturais; a Corrida da Cidade de Aracaju que este ano abriu inscrições para deficientes; e também o Forró Doce Caju com apresentações de quadrilhas e danças folclóricas durante o Forró Caju”.
Já a participação da Fundat se deu através da exposição aos presentes sobre as ações desenvolvidas para esse público-alvo, principalmente no que concerne à qualificação profissional. A apresentação das ações foi realizada pela coordenadora de Educação da fundação, Marta Rocha, que transpareceu o registro de que a presidência da fundação, seguindo à risca as determinações do prefeito Marcelo Déda, também está preocupada com a inserção dos portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho.
Na apresentação foram comentados trabalhos da Fundat, como os cursos de massoterapia para os portadores de deficiência visual, além de Libras. “Esse treinamento serviu para que os servidores da prefeitura aprendessem a atender melhor os portadores de deficiência auditiva”, comentou a coordenadora Marta Rocha, destacando que o treinamento também foi resultado de parceria com o Instituto de Educação dos Surdos de Sergipe.
Considerando que o fórum está tratando sobre o tema inclusão social, a coordenadora citou os cursos realizados com os grupos especiais, a exemplo de profissionais do sexo e melhor idade.
Atualmente, a Fundat está realizando curso de agente de limpeza, na sede da fundação, com a participação de 21 portadores de deficiência mental moderada. Além disso, em parceria com a Semasc, a Fundat está promovendo curso de padeiro básico para flanelinhas. As aulas estão sendo ministradas na Padaria/ Escola, unidade de qualificação profissional sediada no bairro Suissa.
Conselho Municipal
Segundo Carmen Cecília, presidente do Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência, as leis voltadas para as necessidades dos deficientes são bem elaboradas, mas pela falta de conscientização da sociedade não é permitido o cumprimento. “O Fórum pretende mobilizar a sociedade para a luta dos direitos dos deficientes, para que todos respeitem esses direitos”, afirmou Carmen no evento que teve como grande atração, a participação do deficiente visual Francisco de Souza, que, lendo em braile, foi o responsável pelo cerimonial do Fórum.
Além do I Fórum de Inclusão Social, o Conselho Municipal estará se organizando e discutindo idéias na I Conferência Municipal que acontecerá dia 23 de novembro. Nesta conferência serão eleitos delegados que irão participar da Conferência Nacional em maio de 2006, quando serão expostas as propostas e situações municipais do deficiente.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Funcaju e Fundat participam de Fórum de Inclusão Social – Fotos: Edinah Mary