Funcaju abre 40 vagas para curso de iniciação ao Esperanto
A realização do curso conta com a parceria do professor Roberto da Silva Ribeiro, doutor em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que estará ministrando as 60 horas/aulas. Sendo duas aulas por noite, cada aula com 50 minutos de duração. A previsão de encerramento do curso, é para o dia 21 de setembro de 2007.
De acordo com a diretora da biblioteca Clodomir Silva, Zélia Trindade, a Funcaju por meio da Biblioteca tem a intenção de sempre estar envolvendo a comunidade em novas ações, além dos serviços já oferecidos diariamente. “Nós procuramos desenvolver atividades culturais e científicas, como esse curso de iniciação ao Esperanto, que irá proporcionar a comunidade um novo conhecimento”, declara.
As inscrições já estão abertas na secretaria da Clodomir Silva, situada na rua Santa Catarina, 314. Os interessados devem apresentar os documentos de identidade e CPF e preencher uma ficha para o cadastramento. O curso é completamente gratuito.
Esperanto
A Língua Internacional Esperanto foi criada em 1887 com o objetivo de unir os povos através de um fundamento lingüístico neutro, sendo desde então usada ininterruptamente pela comunidade esperantista mundial. O ensino e aprendizado do Esperanto é estimulado pela Unesco e pelo Conselho Federal de Educação.
Em Aracaju, o movimento esperantista foi bastante ativo na primeira metade do século XX, tendo, inclusive um logradouro batizado de ´Largo Esperanto´, (Centro de Aracaju, no fim da rua Itabaianinha). Por volta da década de 1980 o movimento esperantista começou a enfraquecer na capital sergipana.
A partir do início do século XXI, a Internet tornou a divulgação e o uso do Esperanto muito mais ágil e amplo, não se limitando mais apenas ao Movimento Esperantista formal. Esse fato fez com que as pessoas em Aracaju manifestassem o interesse em aprender o idioma.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]