[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A capacitação dos agentes culturais sergipanos sempre foi uma premissa da atual gestão da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) que busca, através de recursos próprios ou de parcerias, oferecer cursos para profissionalizar os artistas das mais diversas linguagens. Através de uma destas parcerias, desta vez com a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e Sebrae-SE, a Secult realiza o ‘Painéis Funarte de Bandas de Música’, iniciado quarta-feira, 07, e que segue até o domingo, 11, com aulas teóricas e uma grande apresentação em seu encerramento.

O projeto é itinerante e já passou por diversas cidades do país. Em 2013, ele visita, além de Aracaju, as cidades de Bragança (PA) e Guaíba (RS). Em Sergipe, os músicos de bandas e filarmônicas serão beneficiados com cursos de técnica e fundamentos para instrumentos de sopro e de percussão, como flauta, clarineta, saxofone, trompa, trompete, trombone, bombardino, tuba, e percussão em geral; percepção musical, instrumentação e arranjo; reparo e manutenção de instrumentos de sopro; além de prática de conjunto e técnicas de ensaio para regente de banda.

Segundo o coordenador pedagógico do ‘Painéis Funarte’, Marcelo Jardim, que veio a Sergipe para acompanhar os trabalhos do projeto, o objetivo central da iniciativa é atingir, principalmente as filarmônicas do interior, que são um pouco desassistidas e que tem músicos que aprenderam a tocar seus instrumentos sem uma base teórica. “Através deste projeto trazemos um pouco da técnica para que eles possam otimizar um pouco o trabalho que já é realizado”, explicou.

Marcelo reforçou que a parceria com as secretarias de Cultura dos Estados é fundamental para que o projeto se concretize. “Valorizamos muito quando o Estado já está desenvolvendo uma ação própria para estas filarmônicas, como é o caso aqui de Sergipe, mas também incentivamos aqueles que não têm como uma forma de estimulo para os músicos e para o setor público”, completou.

De acordo com o coordenador de música da Secult, Edézio Aragão, estes cursos serão muito importantes para o cenário da música filarmônica em Sergipe, pois, para ele, essas bandas são responsáveis pela formação de boa parte dos grandes músicos do país.

“O mundo das filarmônicas é muito grande, pois todos os municípios têm pelo menos uma. Por isso buscamos, através deste projeto, levar a capacitação para esses artistas, para que eles, além de se aperfeiçoar, possam fazer da música, também uma profissão, profissionalizando-se”, observou.

Aragão informou ainda que as aulas de todos os cursos acontecerão simultaneamente. No domingo, cada turma se apresentará em uma manhã de muita música no Teatro Atheneu. “Lá faremos o encerramento oficial e entregaremos também os certificados de todos os participantes”, complementou.

Músicos comemoram

Após uma apresentação geral realizada no Teatro Atheneu para explicação de como funcionará o curso e a distribuição das salas de aulas, que foram alocadas no Conservatório de Música e no Cultart, os coordenadores do projeto confirmaram as inscrições dos participantes e já os encaminharam para o início dos trabalhos.

O músico David Silva, que toca trompete na Filarmônica Santo Antônio, de Propriá, por exemplo, estava muito contente com a participação no curso. Para ele, que aprendeu a tocar o instrumento vendo seu irmão e amigos se apresentarem, ter uma base teórica será fundamental. “Assim aprenderei um pouco mais sobre o instrumento e sobre como aperfeiçoar o som que faço com ele”, frisou.

O professor do Conservatório de Música de Sergipe, Clistaenes André, também destacou a importância deste curso vir para Sergipe, principalmente pela necessidade que há de uma aprendizagem mais teórica para os músicos de bandas e filarmônicas do Estado. “A grande escola desses músicos são aqui, são a vida. Por isso um painel como este enriquece muito o aprendizado, principalmente por ter professores altamente capacitados e que trarão muito conhecimento para nós aqui de Sergipe”, analisou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.