Fórum reúne educadores de unidades de medidas socioeducativas
Foi aberto nesta segunda-feira, 27, o Fórum Estadual Sobre Proposta de Ensino nas Unidades de Medidas Socioeducativas. O evento será realizado durante dois dias no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e abordará temas como exclusão social, violência, humanização e cidadania. A iniciativa é das secretarias de Estado da Educação (SEED) e de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides).
O objetivo do Fórum é debater e propor um currículo diferenciado e de construção coletiva para atender crianças em situação de risco e adolescentes sob medidas socioeducativas. "Sabemos que a educação a partir deste contexto requer um estudo complexo e nossa finalidade é debater bastante o tema. A nossa expectativa é ter uma proposta curricular verdadeira que atenda a esses jovens", disse a professora Izabel Ladeira, diretora do Departamento de Educação (DED), que na ocasião esteve representando o secretário da Educação, professor José Fernandes de Lima.
Para a secretária de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Lucia Menezes, o Fórum marca um momento importante para os adolescentes e os educadores. "Estamos aqui porque sabemos das possibilidades de mudança. Temos consciência da dificuldade desse trabalho e por isso esse Fórum esta sendo realizado em parceria entre as secretarias", falou. "Cabe a nós promover a inclusão social, valorizando e humanizando esses adolescentes", destacou a secretária.
No início do Fórum, que teve a participação do Coral Mirim do Conservatório de Música de Sergipe, o conferencista Bernard Jean Charlot, professor da Universidade Paris VIII, abordou o tema "A Educação como Humanização, Socialização e Singularização". No período da tarde, os debates giram em torno do tema "Escola, Exclusão Social e Violência". Nesta terça-feira, 28, os assuntos em debate serão "As Políticas Públicas e as Medidas Socioeducativas" e "As Experiências com Crianças e Adolescentes em Situação de Risco e Sob Medidas Socioeducativas".
A abertura contou com a presença da primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, do presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Tiago José Oliveira, e da presidente da Fundação Renascer, Maria da Conceição Batista. Estão participando professores, técnicos, coordenadores pedagógicos de escolas de bairros periféricos, agentes educadores, assistentes sociais, psicólogos do Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) e Abrigo Feminino.
Com a realização do Fórum a expectativa é promover e assegurar o desenvolvimento integral dos jovens nos níveis cognitivo, social, moral, psicomotor, e fomentar o vínculo familiar.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Fórum reúne educadores de unidades de medidas socioeducativas – Foto: Juarez Silveira/Educação