[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Mais uma iniciativa que visa fortalecer a política cultural do Estado de Sergipe: a criação do Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura de Sergipe. O evento de lançamento aconteceu no auditório do campus da UFS, em Laranjeiras, nesta quarta-feira, 4 de janeiro, dentro da programação do 37º Encontro Cultural de Laranjeiras, que segue até o domingo, 8, e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Presente à solenidade de criação do Fórum, a secretária de Estado de Cultura, Eloísa Galdino, destacou a função da entidade enquanto um importante instrumento de integração e articulação dos gestores. “É fundamental que exista esse espaço para o diálogo, afinal, as situações enfrentadas pelos municípios no âmbito da cultura são as mesmas. É importante que se invista e lute para fortalecer ainda mais a nossa cultura”, ressaltou.

Para Eloísa Galdino, a criação do Fórum de Dirigentes é um exemplo do novo momento da cultura sergipana. Além disso, a gestora que ocupa a presidência do Fórum Nacional de Secretários da Cultura, destacou a importância do papel dos Fóruns no sentido de integrar e articular os gestores para conquistar mais espaço e recursos à viabilização de políticas públicas para a área, tanto nos Estados quanto nos municípios.

Em seu discurso de abertura do evento, a prefeita de Laranjeiras, Ione Sobral, pontuou algumas dificuldades encontradas pelos municípios na concretização dos projetos voltados para a cultura, a exemplo do Encontro Cultural de Laranjeiras, e afirmou que as pessoas também precisam estar envolvidas, pois, dentre outras coisa, a Cultura também é um gerador de renda para a população. “É preciso que os gestores abram os olhos para isso. Sem cultura não chegaremos a lugar nenhum”, disse.

A mensagem da prefeita foi reiterada pelo secretário Municipal de Cultura, Irineu Fontes. “As pessoas não conseguem entender que a cultura é um investimento nelas mesmas”, afirmou. Com base nisso, ele destacou a importância da criação de um Fórum permanente que se preocupe em discutir e elaborar políticas de cultura mais sólidas em cada município.

O coordenador de relações institucionais da Secult, Alisson Couto, foi quem comandou os trabalhos de instalação do Fórum. Ele iniciou sua participação com um breve relato histórico da política cultural do país e destacou que a criação do Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura de Sergipe é um marco para a área no Estado.

Presenças

O evento contou com a presença de gestores culturais de diversos municípios sergipanos, a exemplo de Aracaju, Propriá, Carmopólis, Lagarto e São Cristóvão. A mesa de abertura dos trabalhos foi composta pela secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, a prefeita de Laranjeiras, Ione Sobral, o secretário de Cultura de Laranjeiras, Irineu Fontes, o secretário de Cultura de Tobias Barreto, Josenilson Bispo, pelo representante do Conselho de Cultura do Estado e do município de Laranjeiras, Luiz Fernando Soutelo, o coordenador de relações institucionais da Secult, Alisson Couto, e pelo diretor do campus da UFS em laranjeiras, Gilson Rambelli.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.