[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Nos últimos dias o cenário da capital sergipana mudou com o movimento dos festejos juninos, em que a cidade recebeu muitos visitantes atraídos pelo São João e o São Pedro, comemorações típicas do Nordeste brasileiro. O Forró Caju, a festa mais popular da cidade, e consagrada nacionalmente, atraiu milhares de forrozeiros para a praça de eventos Hilton Lopes nas suas últimas 12 noites, com atrações de pura tradição junina. Hoje, no penúltimo dia de festa, a saudade já começa a bater no coração dos que por aqui passaram arrastando o pé pelos Palcos Gerson Filho e Luiz Gonzaga.

Durante esse período os hotéis da capital estiveram com uma média de ocupação de 80%, segundo os dados da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, Secção Sergipe (ABIH/SE). “Dos últimos quatro anos pra cá a ocupação nos hotéis durante os festejos juninos tem sido crescente. Em 2004 nós tivemos 71% de ocupação, já em 2005, 76% e agora, em 2006, 80%”, declara Luiz Simões, presidente da ABIH/SE. Simões ressalta ainda que na véspera de São João dificilmente alguém encontra alguma vaga. “Quando o São João cai no final de semana, como foi o caso desse ano, os hotéis ficam com a ocupação do dia em 100%”, afirma.

De acordo com a gerência do Hotel Jatobá, no mês de junho 2004, o hotel teve uma ocupação de 59%; no período junino essa ocupação subiu para 71%. Em 2005, no mesmo mês a ocupação foi de 60% e durante os festejos subiu para 76%. “Enfim, o turismo como todo é beneficiado, seja do pequeno ao grande empresário, todo mundo sai ganhando durante esse período. Eu parabenizo a PMA porque o Forró Caju mantém a tradição da nossa cultura através da música, da gastronomia, e pela valorização do artista sergipano, o que contribui muito para manter a nossa tradição nordestina”, fala Luiz Simões.

O presidente da ABIH/SE comenta também que a maioria dos turistas vem da Bahia, Alagoas e do eixo Rio e São Paulo. “Aracaju está inserida no circuito nacional, através da própria iniciativa privada com o apoio do Governo Estadual e Municipal, e hoje o Brasil todo conhece Sergipe. Como Aracaju é o portão de entrada do Estado, as pessoas, depois que descobriram o Forró Caju e outros entretenimentos na capital, passaram a ficar por aqui, devido as festas no interior terem perdido um pouco do seu espaço”, explica.

Helton Oliveira Pereira veio de Capanema, no Pará, para poder aproveitar o Forró Caju. “Eu me motivei a vir para Aracaju pela hospitalidade desse povo maravilhoso, e para conhecer a tradição dos festejos juninos, o folclore e o artesanato. Deu também para aproveitar as praias, que são ótimas. Foram 25 dias de muito proveito, dos quais sempre vou recordar”, comenta Hilton.

Para Terezinha Maria Vieira, turista de Balneário Camburiú (SC), a programação do Forró Caju foi muito boa. “Vim conhecer Aracaju. Deu para experimentar um pouco das comidas e ver a tradição das festas juninas. Meu filho veio quase todos os dias para o Forró Caju e gostou muito de tudo”, fala a turista catarinense.

Hoje, na véspera de São Pedro, o Forró Caju traz Elba Ramalho para o Palco Luiz Gonzaga, além de outras grandes atrações.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.