Foguete experimental de alunos sergipanos é lançado em Brasília
Na platéia, curiosos, estudantes, professores e jornalistas. Na base de lançamento, o foguete do Projeto Hermes, desenvolvido por alunos do Colégio Estadual General Calazans, de Nossa Senhora das Dores. E a operação foi um sucesso. Ao lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, os alunos Vismonde Santos e José Cristiano, orientados pelo professor Nilson Santos, fizeram o lançamento de um foguete recuperável, produzido com material reciclável, durante a Feira Nacional de Educação Básica (Fenaceb), que fez parte da I Conferência Nacional de Educação Básica, evento que contou com a participação da Agência Espacial Brasileira (AEB). O lançamento ocorreu na última quinta-feira, 17.
O Projeto Hermes, uma homenagem ao semideus grego, foi desenvolvido ao longo de três anos pela equipe da escola, que é composta ainda por mais dois alunos e dois professores. A idéia foi desenvolver um foguete com material reciclável que tenha um lançador eletrônico, um módulo de serviço (local onde é armazenada a carga) e um compartimento de recuperação, com sistema de pára-quedas.
O experimento foi desenvolvido pelo professor de Geografia Nilson Santos, baseado no programa de formação continuada para professores do Programa AEB Escola, da Agência Espacial Brasileira. Segundo ele, o material da AEB foi importante porque forneceu subsídios para a construção do foguete recuperável. "Recebemos em 2006 um material didático do Programa AEB Escola e, a partir daí, pudemos aprimorar os projetos que já estávamos desenvolvendo. Foram várias tentativas até chegarmos a esse modelo", disse.
O AEB Escola envia aos centros de ensino de todo o país, de forma gratuita, um material de apoio desenvolvido para estimular a cultura da observação e da experimentação em sala de aula utilizando os conceitos da Astronáutica (Ciências Espaciais). O objetivo é despertar nos estudantes o interesse pela área das ciências espaciais e, com isso, desenvolver futuros talentos para o programa espacial brasileiro.
Participação
Os estudantes da rede Estadual de Ensino embarcaram para Brasília no último dia 14 de abril. O grupo foi representar Sergipe na Feira Nacional de Ciências da Educação Básica (Fenaceb), que aconteceu de 15 a 17 de abril, apresentando quatro projetos que foram selecionados entre os 20 inscritos na etapa estadual. Criatividade, objetividade e originalidade foram os critérios para classificação.
Além do General Calazans, com o Projeto Hermes, participaram do evento o Colégio Estadual João de Oliveira, de Poço Verde, com o projeto ‘Caminhando com a Comunidade’, o Instituto de Educação Rui Barbosa com o projeto ‘Se me chamar eu conto, ah eu conto!’ e o Colégio Estadual Gonçalo Rollemberg Leite, que apresentou o ‘Expomat’, projeto ligado à área da Matemática e suas tecnologias.
Fenaceb
A Feira Nacional de Ciências da Educação Básica (Fenaceb) é um evento com atividade pedagógica e cultural que tem um elevado potencial motivador do ensino e da prática científica no ambiente escolar. Tanto para alunos e professores, quanto para a comunidade geral, se constitui num momento de aprendizagem e de entendimento sobre as etapas de construção do conhecimento científico.
* Com informações da Agência Espacial Brasileira
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Foguete experimental de alunos sergipanos é lançado em Brasília – Foto: Edson Haruki/AEB