Fiscalização do ‘Programa Luz para Todos’ será reforçada em Sergipe
Desde o último mês de maio, a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) assumiu a coordenação do ‘Programa Luz para Todos’ em Sergipe, que tem por objetivo levar energia elétrica com ligação gratuita até os domicílios do meio rural. A coordenação do Programa tem a participação da Eletrobrás e de suas empresas controladas, mas a Seplan está responsável pelo seu relançamento, proporcionando novas bases de financiamento para Sergipe.
Nesta sexta-feira, 3, o Chefe do Departamento de Gestão do Programa Luz para Todos da Eletrobrás, Ricardo Pessoa, esteve no auditório da Empresa Sergipana de Desenvolvimento Sustentável (Pronese) e apresentou à coordenação local do Programa e demais órgãos envolvidos a metodologia de fiscalização e execução de obras atualmente utilizada pela Eletrobrás.
A finalidade da apresentação foi aperfeiçoar o sistema de fiscalização em Sergipe do cumprimento das obras, além de demonstrar para a coordenação local os critérios de desembolsos físico-financeiros do Programa.
Luz para Todos
De acordo com informações do Ministério de Minas e Energia, as famílias sem acesso à energia elétrica estão majoritariamente nas localidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Cerca de 90% destas famílias têm renda inferior a três salários-mínimos e 80% estão no meio rural.
O objetivo do Programa é levar o benefício a estas comunidades, proporcionando o desenvolvimento sócio-econômico e contribuindo para a redução da pobreza e aumento da renda familiar. Além disso, a chegada da energia elétrica facilita a integração de outros programas sociais, como o acesso a serviços de saúde, educação, abastecimento de água e saneamento.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Fiscalização do ‘Programa Luz para Todos’ será reforçada em Sergipe – Foto: Lúcio Telles / Planejamento