Fiscalização de veículos na areia das praias de Aracaju será iniciada no final deste mês
A iniciativa vai ser realizada pela proximidade do período das férias, época em que a cidade recebe muitos turistas e que os próprios moradores da cidade passam a freqüentar a Orla de maneira mais assídua. A ação visa fazer valer a Lei Municipal 2.024, de 19 de agosto de 1993, que trata da proibição da circulação de veículos automotores e de tração animal nas áreas das praias, reservadas para banhistas, em toda a Orla da capital, das 9 às 17 horas.
Segundo o superintendente municipal de transporte e trânsito, Antônio Samarone, uma equipe de 10 agentes de trânsito se utilizará de dois quadriciclos motorizados e de oito motocicletas para realizar a fiscalização, todos os dias da semana.
A punição para quem for surpreendido trafegando na areia da praia será de multa prevista no código de trânsito, que varia de R$ 80 à R$ 627, a depender da gravidade da infração. “Muitos motoristas, além de estarem em local indevido, praticam manobras que põem em risco a vida dos que estão circulando a pé. Quanto à multa, o guarda de trânsito a aplicará interpretando a gravidade da infração de acordo com o presenciado. A multa é a mesma aplicada para aqueles que são pegos transitando em calçadas ou canteiros”, explica o superintendente.
O processo de conscientização dos motoristas será feito por meio de placas e faixas localizadas nas areias. Além disso, os guardas de trânsito estarão nas praias explicando a importância da Lei. “Pedimos aos motoristas que não transitem com veículos nas areias da praia, nos locais reservados aos banhistas e horários determinados pela lei. Estamos fazendo questão de divulgar a proibição, pois, a partir deste mês, vamos começar a autuar os infratores”, afirma Samarone.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]