[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), através da Diretoria de Saúde Animal e  Vegetal da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), apreendeu no período de 12 de maio a 3 de junho 1.599 mudas cítricas nos municípios de Lagarto, Itaporanga D’Ajuda, Salgado, Simão Dias, Estância, Boquim, Tobias Barreto e Pedrinhas. A Emdagro tem desenvolvido um trabalho determinado de vigilância, cumprindo a portaria n° 66/2001, pela qual lhe compete apreensão de mudas que não tenham origem comprovada, o que no caso de Sergipe deve advir de viveiros telados tecnicamente assistidos pela Empresa.

De acordo com a Gerente de Defesa Vegetal da Emdagro, Maria Aparecida Andrade Nascimento, afiscalização está trabalhando para cumprir a legislação, visando coibir abusos que atentam contra a própria integridade da citricultura sergipana. Isto porque mudas contaminadas por doenças ou pragas, em contato com outras mudas de pomares, podem provocar prejuízos incontáveis para os citricultores e para o Estado, em razão da importância da cultura para o desenvolvimento sócio econômico de Sergipe.

Aparecida Nascimento enfatizou a necessidade do agricultor colaborar com a sanidade da sua plantação, evitando a compra e denunciando a venda de mudas de origem duvidosa, a exemplo das que foram apreendidas nas feiras de Tobias Barreto e Estância, e em trânsito na rodovia de Pedrinhas.

"São mudas sem garantia alguma da área técnica, produzidas a céu aberto, sem reconhecimento genético e fitossanitário, podendo comprometer de foram radical todo o patrimônio citrícola do Estado. Caso os citricultores tomem conhecimento sobre a produção e os locais onde estão sendo produzidas de forma equivocada, podem denunciar à Superintendência do  Ministério da Agricultura, a quem compete tomar as providências legais", disse ela.

As normas que regem o trabalho estão previstas no Decreto n° 81.771, de 7 de junho de 1978, e na Portaria n° 34 de 20 de maio de 2002.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.