Filmes nacionais irão compor a programação do Projeto Verão 2005
Sobre os filmes
Ofusca
O curta-metragem do cineasta Flávio Frederico narra quatro pontos de vista, um triângulo amoroso e um carro. O curta-metragem de 2002 recebeu diversos prêmios no Brasil, Alemanha, Cuba e Portugal.
Língua
Em quatro continentes, trechos do cotidiano de pessoas de várias idades, origens, classes, fés e culturas, são recortados e costurados em ordem cronológica. Durante três dias, atravessamos cidades e sentimentos de muitos tons. Encontramos, flagramos, seguimos, acompanhamos e largamos personagens em trânsito por vários mundos econômicos, espirituais e pessoais.
A língua portuguesa é o veículo para falar do cotidiano de pessoas que vão de um camelô de rua ao prêmio Nobel de Literatura. Uma narrativa de ações paralelas e muitos personagens, cujas histórias se entrelaçam no decorrer de alguns dias. Um filme feito de conversas. Hábitos e espaços re-ordenados por uma montagem de tempos e intensidades destas vidas em movimento. “Língua” não é só um filme sobre a língua portuguesa. “Língua” é também um filme que retrata sociedades multiculturais e o colonialismo em todos os tempos. Um documentário sobre o mundo nos cerca.
O longa-metragem do diretor Vitor Lopes, lançado em 2004, foi co-produzido por Brasil e Portugal e filmado em seis países: Portugal, Moçambique, Índia, Brasil, França e Japão. Até hoje o filme recebeu dois prêmios, um em Portugal e outro no Brasil.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]