[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Sociedade Filarmônica N. S. da Conceição, de Itabaiana, está realizando intercâmbio acadêmico com o Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), chefiado pela professora Sílvia Berg. A parceria com a USP permitirá um maior aprimoramento técnico dos instrutores, monitores e alunos da Filarmônica, além de fortalecer o projeto, que já se encontra em andamento, de criação do Curso de Bacharelado em Música da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus de Itabaiana.
 
Segundo o presidente da Sociedade Filarmônica, Rômulo de Oliveira Silva, agora a entidade itabaianense é parceira de três renomadas instituições acadêmicas: UFS, USP e UFBA – Universidade Federal da Bahia. “Alcançar este nível de credibilidade somente foi possível graças à confiança depositada em nossa instituição pelos nossos parceiros iniciais, entre os quais torna-se imprescindível citar o Banese”, disse o presidente em mensagem que dirigiu ao superintendente do Instituto Banese, Ézio Déda, comunicando o intercâmbio com a USP.  
 
Fundada em Itabaiana em 1745, a Sociedade Filarmônica N. S. da Conceição é considerada a mais antiga instituição musical em atividade no país e conta com o patrocínio do Banco do Estado de Sergipe (Banese), através do Instituto Banese. Além da Orquestra Sinfônica, a entidade mantém, em Itabaiana, o Instituto de Música Maestro João de Matos, o Museu da Música, a Escola de Música, a Banda Jovem, a Banda Sinfônica, a Orquestra Preparatória e os coros adulto e infantil.
 
O intercâmbio

 
O intercâmbio entre a Sociedade Filarmônica e a USP teve início em outubro deste ano, durante uma visita a Sergipe da professora Sílvia Berg, fruto de um longo planejamento entre ela, Rômulo de Oliveira Silva, e o maestro Ângelo Rafael Fonseca, diretor artístico da entidade itabaianense. A professora estava acompanhada de alguns alunos da USP, que também iniciaram seus estudos musicais em projetos sociais, e participou de ensaios e concertos com a Orquestra Sinfônica de Itabaiana, compartilhando a sua experiência com os alunos da Sociedade Filarmônica.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.