[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]No mês dedicado ao folclore, a Prefeitura de Aracaju, através da Funcaju – Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes – tem conseguido resgatar essa tradição, mantendo-a viva entre as gerações, graças ao Folcloraju, que consiste na realização de uma série de atividades folclóricas, entre apresentações, cortejos, exposições, sarau de poesia popular, encerrando com o 3° Festival de Violeiros, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe.
“A receptividade e a reação das pessoas ao verem a realização dos folguedos folclóricos nas ruas de Aracaju demonstram o sucesso do Folcloraju que, além de valorizar nossas tradições, também se constituiu em um campo de trabalho para os seus mantenedores”, ressalta a vice-presidente da Funcaju, Tereza Cristina Cerqueira da Graça.
O final de semana foi recheado de atrações. Na sexta, dia 23, a praça de eventos dos mercados municipais foi contagiada, no bom sentido, com os shows dos grupos Na Urêia, Ciranda e Muendas de Coco, vindos especialmente de Garanhus, PE.
No sábado, em parceria com o grupo Imbuaça, aconteceu o cortejo “Zabumbadores do Folclore”. O primeiro saiu dos mercados municipais, por volta do meio dia. Às 16 horas um outro cortejo percorreu ruas dos bairros Santo Antônio e Industrial, saindo da colina. Na rua de São João, mais um grupo folclórico completou a festa.
Encerrando o Folcloraju, será realizado na próxima sexta, dia 30, às 19 horas, nos mercados municipais, o 3° Festival de Violeiros de Aracaju. Entre as atrações estão as duplas: Ivanildo Vilanova e Raimundo Caetano (Recife); Moacir Laurentino e José Cardoso (Campina Grande); Zenildo Batista e Galego da Viola (Sergipe).[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.