[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Em comemoração ao mês do cirurgião dentista, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da SMS – Secretaria Municipal de Saúde –, promoveu ontem, dia 1°, a I Feira de Saúde montada entre os mercados Thales Ferraz e Antônio Franco.
Com o tema “Não existe saúde sem saúde na boca”, aproximadamente 100 profissionais da Secretaria entre dentistas, agentes comunitários e atendentes de gabinetes dentários estiveram explicando durante todo o dia, quais os benefícios proporcionados pela manutenção de uma boa saúde bucal.
O secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho, destacou o êxito do projeto. “Acho louvável essa mobilização dos funcionários da Secretaria em atender ao usuário. A nossa principal preocupação é estar cada vez mais próximo da comunidade”, afirmou.
Os profissionais mostraram que com cuidados dentários, vários problemas podem ser evitados. A dentista Liana Nascimento explica que problemas bucais provocam doenças neurológicas, cardíacas ou até mesmo, má formação do feto.
Foram disponibilizados, também, stands de outros serviços da SMS para a população. A coordenação de saúde da mulher da Secretaria orientou as usuárias sobre o auto–exame das mamas, sobre a importância do planejamento familiar, além de distribuir preservativos masculinos.
A enfermeira do programa, Sayonara Carvalho, explica a necessidade de atuar em eventos como esse. “Precisamos conscientizar as mulheres sobre a saúde do seu próprio corpo. A meta da SMS não é tratar a doença, e sim prevenir que o problema aconteça”.
Participaram também da feira, o Conselho Regional de Odontologia, o Sindicato dos Cirurgiões Dentistas, a Universidade Federal de Sergipe, a Universidade Tiradentes, entre outros.

Exames
As pessoas que compareceram à Feira de Saúde promovida pela SMS – Secretaria Municipal de Saúde – tiveram a oportunidade de realizar exames de glicemia e de pressão.
Foram feitos mais de 150 exames. Os pacientes que apresentavam algum tipo de problema foram encaminhados para a unidade de saúde mais próxima do seu bairro.
“Estava passando e vi o movimento, aproveitei para fazer meu exame. Gostei muito da iniciativa da prefeitura”, disse a dona-de-casa Geruza Maria de Jesus.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.