[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Estimular o empreendedorismo para o desenvolvimento socioeconômico local. Este foi o objetivo da primeira edição da Feira de Oportunidades – Empreende Laranjeiras, realizado pelo Conselho Comunitário da Votorantim Cimentos (empresa que atua na região). Para apresentar as vantagens da formalização àqueles que já possuem um pequeno negócio, mas não possuem registro, a Junta Comercial de Sergipe (Jucese) dedicou um espaço especial para tirar dúvidas.

A Feira de Oportunidades aconteceu no Clube Recreativo Antônio Carlos Franco, na última terça-feira, 27. Sua programação incluiu palestras e oficinas sobre desenvolvimento com ampla participação da população.

Com o título de Capital Cultural de Sergipe, a cidade de Laranjeiras recebe anualmente centenas de turistas interessados em sua arquitetura religiosa, no patrimônio histórico, e nas festividades que apresentam seus famosos folguedos (grupos folclóricos típicos). Assim, a economia local baseia-se na presença de pequenos empreendedores de segmentos como a culinária e o artesanato.

Criada com o principal objetivo de elaborar um plano de desenvolvimento para os empreendedores locais, com o apoio de parceiros da região, a Feira veio apresentar sugestões para incrementar a dinâmica do mercado local. Para o secretário adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec), Carlos Augusto Franco, o evento abre caminhos para a criação de novos negócios e por consequência para a geração de empregos e a melhoria da infraestrutura local.

“Além disso, fixa os bons valores da cidade no próprio município. Andando pela Feira podemos observar a grande adesão da comunidade, que entende os benefícios do empreendedorismo formalizado. Ser empreendedor formal não é fácil, mas é muito importante para a cidade e para o país”, destacou Carlos Augusto.

Empreender

Foi pensando em reduzir os índices de desemprego no bairro Pedra Branca, em Laranjeiras, que o Projeto Escola de Costura e Artesanato começou a capacitar e qualificar pessoas para o mercado de trabalho através da arte, da cultura e da educação. A partir de um curso de costura industrial, as trabalhadoras reuniram 20 associados, que depois se transformaram em 65, e hoje atendem cerca de 200 pessoas mensalmente.

Organizadas em uma associação, as mulheres de Pedra Branca realizam um trabalho coletivo em prol da geração de renda para a população local. Na busca por maior competitividade no mercado, as costureiras e artesãs empreendedoras investem em equipamentos e cursos, como os de gestão empreendedora em moda; modelagem industrial; lingerie e moda íntima; e vitrine.

“Buscamos aumentar a diversidade dos produtos e a qualidade dos serviços que prestamos, assim permeamos novos horizontes através do fechamento de novos negócios e parcerias”, explicou Edivânia Batista, que na ocasião da Feira de Oportunidades representava as associadas. 

Social

O Conselho Comunitário Votorantim Cimentos, que conta com a participação de personalidades atuantes em diversos setores do município de Laranjeiras, foi formado pelo Instituto Votorantim com o intuito de estabelecer um canal de comunicação direta com a população e assim desenvolver um ciclo de iniciativas em benefício da qualificação dos empreendedores locais. Ele foi criado junto com o projeto Empreende Laranjeiras, que tem foco no desenvolvimento da cidade e das pessoas através da geração de emprego e renda.

O segmento da indústria de cimentos Votorantim possui 29 projetos sociais e destina R$ 5 milhões em recursos para o benefício de 80.634 jovens, em 38 municípios. Em Laranjeiras, cursos de capacitação de mão de obra para o ramo da produção de insumos para a construção civil são destinados a população jovem. Segundo o gerente geral da Votorantim Nordeste, Elísio Alcântara, a fábrica de Laranjeiras contrata a maioria dos 40 alunos formados em cada turma.

“Entendendo a necessidade de desenvolver as regiões através da inclusão pelo empreendedorismo, nós esperamos que muitos negócios comecem aqui hoje. Aproveitem as oportunidades”, aconselhou Elísio Alcântara na ocasião da abertura da Feira de Oportunidades-Empreende Laranjeiras 2010.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.