Feira de Ciências estimula pesquisas entre alunos da rede pública
Estudantes e professores de Sergipe estão participando da I Feira de Ciências da Educação Básica da Rede Estadual de Sergipe (Fecebs). O evento, que teve início nesta terça-feira, 10, está sendo realizado no Complexo Desportivo de Sergipe e visa estimular a absorção das melhores práticas educacionais desenvolvidas e incentivar as ações de professores e alunos, objetivando a construção de uma educação de qualidade.
A Feira está sendo coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), através do Departamento de Educação (DED) e da assessoria do gabinete, com objetivo principal de divulgar e favorecer a democratização do conhecimento, valorizando as áreas das ciências exatas, naturais, sociais e humanas. "Seguindo orientação do professor José Fernandes de Lima, secretário de Estado da Educação, estamos incentivando o gosto pela pesquisa e pela descoberta", disse a professora Maria Izabel Ladeira, diretora do Departamento de Educação, representante do secretário no evento.
De acordo com a diretora do Departamento de Educação, no próximo ano uma nova feira deverá acontecer em Sergipe. "Quero aproveitar para elogiar a qualidade dos trabalhos. Todos estão de parabéns, os professores e alunos", disse Maria Izabel.
Cerca de 20 projetos científicos produzidos por alunos de escolas estaduais estão sendo exibidos na feira. Entre os trabalhos selecionados, destacam-se ‘O lixo – uma abordagem para educação ambiental’, do Colégio Deputado Raimundo Lima Vieira, de Itabaianinha; ‘Se me chamar, eu conto. Ah! Se conto’, do Instituto Rui Barbosa (Aracaju); o ‘Expomat – exposição de matemática’, da Escola Professor Gonçalo Rollemberg Leite (Aracaju); ‘Plantas e ervas medicinais’, do Colégio Estadual Quilombola (Porto da Folha); e o ‘Projeto Hermes’,do Colégio General Calazans,de Nossa Senhora das Dores.
Na abertura, aconteceu apresentação cultural dos estudantes da Escola Olímpia Bittencourt, de Aracaju. Depois, foi a vez da palestra do professor Júlio César Foschini Lisboa, titular da Fundação Santo Amaro, mestre em Química pela Universidade de São Paulo (USP) e autor de livros didáticos de Ciência e de Química. Ele abordou o tema ‘Critérios para Desenvolvimento de Projetos para Feiras de Ciências e Semanas Culturais’.
Brasília
Um dos trabalhos expostos por alunos de Sergipe, o Projeto Hermes, mereceu prêmio em Brasília, durante evento realizado no Centro Comunitário Ulisses Guimarães, nos dias 15, 16 e 17 de abril deste ano. Coordenado pelo professor Nilton Silva, os estudantes Vissmonde Santos Leite e José Cristiano Andrade Feitosa apresentaram o projeto, que visa despertar o interesse pela exploração espacial. De acordo com o estudante Vissmonde Leite, um foguete, feito de material reciclado, foi desenvolvido ao longo de três anos.
"Fizemos o lançamento do foguete, que é impulsionado por pressão hidráulica gerada a partir da mistura de água e bicarbonato de sódio, podendo chegar à altura de 50 metros", explicou.
Nesta quarta-feira, 11, a experiência será colocada em prática na capital, durante a realização da Fecebs.
Programação
Nesta quarta-feira, 11, acontecerá, a partir das 8h, a exposição ‘Descobrindo os Caminhos da Ciência’. Os trabalho estão abertos à visitação pública. Por volta das 10h, o professor Júlio Foschini fará outra palestra, abordando o tema ‘Protagonismo Juvenil".
O evento será encerrado à tarde, depois das sessões de comunicação oral.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Feira de Ciências estimula pesquisas entre alunos da rede pública – Foto: José Santana Filho/SEED