[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Hortaliças, legumes, verduras, doces e alimentos alternativos como suco de palma e fanta alternativa feita com a casca da laranja associada com cenoura e limão. Esses foram alguns alimentos expostos por agricultores familiares dos municípios de Areia Branca, Itabaiana e Malhador na Feira da Agricultura Orgânica, que aconteceu durante toda terça-feira, 16, na Praça Fausto Cardoso. O evento foi promovido pelo Departamento de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Deagro), em parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

Segundo o técnico agrícola do Deagro, Paulo Alves, um estudo realizado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e do Instituto de Pesquisa e Estatísticas Aplicadas (Ipea) constatou que parte dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros são produzidos por meio da agricultura familiar. "O Deagro trabalha exclusivamente para o fortalecimento da agricultura familiar e nada mais justo do que comemorarmos o dia da alimentação com a feira da agricultura orgânica", explicou Paulo.

Ele ressaltou que a agricultura orgânica é responsável pela produção de alimentos sem a utilização de produtos agrotóxicos e fertilizantes químicos. "É o cultivo de uma alimentação saudável, que está dentro do contexto da agricultura familiar e dos produtos aqui expostos na feira", disse ele.

Para a assistente contábil, Fátima Maria dos Santos, a venda de produtos sem o uso de agrotóxicos deveria acontecer mais vezes. "Estava passando pela praça e fiquei curiosa para saber sobre segurança alimentar. Quando fiquei sabendo que os produtos estavam sendo comercializados, fiz logo minha feira", disse Fátima.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.